Pesquisas

Fundação MT dá início aos eventos de segunda safra

Dias de campo acontecem em Sorriso e Sapezal, em Mato Grosso, com foco no cultivo e manejo das culturas de milho e algodão


Publicado em: 20/05/2022 às 14:30hs

Fundação MT dá início aos eventos de segunda safra

Nos dias 25 e 26 de maio, o município de Sorriso, Mato Grosso, recebe a primeira etapa do Fundação MT em Campo 2ª Safra. O evento leva para a classe agrícola o posicionamento da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), referente aos resultados de pesquisa e principais problemas e soluções para o cultivo e manejo das culturas de milho e algodão de segunda safra.

Em Sapezal, região oeste do Estado, o evento será realizado nos dias 08 e 09 de junho. Os dias de campo são conduzidos pelos pesquisadores da instituição e especialistas convidados, que compartilham as informações com produtores, consultores agrícolas e técnicos previamente inscritos. Os participantes são recebidos no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) de cada local.

Programação

Quatro ensaios a campo estão na programação de Sorriso, a partir das 7h do horário local. O público vai acompanhar e tirar dúvidas sobre os temas Correção do solo: doses e modos de aplicação de calcário nas culturas de soja e milho, com os pesquisadores Josimar Lessa e Felipe Bertol; Cigarrinha-do-milho: biologia, ferramentas de manejo e resultados de híbridos, com Lucia Vivan, Mariana Ortega e Felipe Araújo; Manejo da vassourinha-de-botão, com o especialista Lucas Barcellos; e Vitrine de Híbridos de Milho, com o pesquisador Felipe Araújo e empresas parceiras.

A programação de Sapezal conta com os temas: Aphelenchoides na cultura do algodão, com a pesquisadora Rosangela Silva e convidado; Manejo de doenças na cultura do algodão, com os pesquisadores João Paulo Ascari e Karla Kudlawiec; e Manejo da adubação na cultura do algodão, com os pesquisadores Josimar Lessa, Felipe Bertol e empresas parceiras.

Relevância

O Fundação MT em Campo 2ª Safra faz parte do calendário do Programa de Difusão de Tecnologia da Fundação MT, que acontece há mais de 25 anos. Através dele, a classe agrícola brasileira tem acesso aos conteúdos técnicos de pesquisas agronômicas, estudos e experiências.

“O cultivo da segunda safra no estado de Mato Grosso tem uma grande relevância hoje, daí a importância de levarmos informações atualizadas para o produtor”, destaca Luís Carlos Oliveira, gestor de marketing da Fundação MT.

Fonte: Ruralpress

◄ Leia outras notícias