Outros

Os desafios do tratamento de sementes no Brasil

Francisco Albuquerque, fundador e diretor da Laborsan Agro, discorre sobre a importância dos procedimentos preventivos


Publicado em: 01/10/2021 às 16:00hs

Os desafios do tratamento de sementes no Brasil

Uma das chaves para o sucesso de um cultivo é o uso de sementes de qualidade. É dessa forma que as plantações crescem com mais vigor, livres de fungos e pragas que reduzem a produtividade e a rentabilidade da lavoura. O tratamento de sementes (TS), assim, é fundamental para que a produção seja proveitosa desde a semeadura. Contudo, muitos produtores ainda hesitam nesse cuidado, levando a perdas que poderiam ser evitadas.

Em verdade, muitos produtores evitam procedimentos como o TS justamente para reduzir gastos, sem perceber que, em relação aos ganhos obtidos, o tratamento tem custo muito baixo. Por meio do TS, é possível prevenir contra a ação de agentes patógenos, reduzindo o uso de pesticidas e defensivos durante a germinação, garantindo que as plantas cresçam com mais saúde e melhor qualidade.

O TS é um procedimento que aplica nas sementes fungicidas, inseticidas e outros componentes, capazes de controlar as pragas e de promover o desenvolvimento vigoroso das plantas. O tratamento pode ser realizado On Farm, ou seja, na propriedade rural, pouco antes da semeadura, ou no Tratamento Industrial de Sementes (TIS), onde o procedimento é feito em escala industrial, tratando grandes volumes. Com o TIS, as sementes já são adquiridas pelos produtores com o devido tratamento e estão prontas para serem semeadas, enquanto On Farm o produtor deve seguir os protocolos para fazer o tratamento.

A Laborsan Agro é uma empresa do ramo de tratamento de sementes, oferecendo polímeros e pós secantes capazes de oferecer proteção para diferentes tipos de cultivos. Nosso portfólio é variado e temos como principais parceiros empresas produtoras de sementes e, especialmente, cooperativas que facilitam o acesso dos pequenos produtores a sementes de qualidade.

Nos últimos anos, a Laborsan tem crescido e expandido seus negócios, o que evidencia uma maior adesão do produtor rural ao tratamento das sementes. No Brasil, os cultivos de milho e de soja representam cerca de 80% de todo o montante de sementes tratadas. Há, portanto, ainda muito espaço para ampliação do TS no agro brasileiro, abrangendo outras produções importantes para o setor.

Internacionalmente, a Laborsan também vive um período de expansão, realizando comércios com Mercosul, América do Norte e brevemente a Europa. Passo a passo, nós oferecemos ao agronegócio do mundo inteiro as soluções mais inteligentes e sustentáveis, desenvolvendo nossas próprias tecnologias para atender às demandas dos produtores e dos consumidores. Nossa missão é inovar para que o mercado tenha cada vez maior produtividade e rentabilidade. Com esses valores em mente, trabalharemos até alcançar nossas metas.

 

Fonte: Ação Estratégica Comunicação

◄ Leia outras notícias