Informática

Com agricultura digital é possível planejar o plantio, tratamento da semente e compra de insumos em uma única plataforma

O planejamento do plantio de cada safra, desde a escolha da variedade e sementes corretas, velocidade de semeadura, manejo de pragas e doenças, até a colheita, é essencial para garantir a produtividade e a rentabilidade de uma propriedade rural.


Publicado em: 27/09/2021 às 15:40hs

Com agricultura digital é possível planejar o plantio, tratamento da semente e compra de insumos em uma única plataforma

Com o Farmbox, software de gestão de fazendas, é possível organizar a semeadura e prever seu resultado, geral e por talhão, em uma única plataforma.

Na ferramenta de planejamento de safra do Farmbox, o gestor terá acesso ao histórico da área nas safras anteriores, janela de plantio e a influência da data de plantio em relação à produtividade alcançada, gestão da equipe e compra de insumos. “É possível planejar cada talhão, com informações específicas daquela área, como custos e produtividade, incidência de pragas e chuvas e até estimar a produção, além de traçar uma meta”, explica o CEO da Checkplant/Farmbox, André Cantarelli.

O software calcula o volume necessário de semente de cada variedade e estima o prazo ideal de plantio por talhão. “A ferramenta também gera a quantidade estimada de insumos e relatórios para o produtor fazer as cotações dos produtos”, diz Cantarelli.

Com o Farmbox, o produtor consegue ter uma visão prévia de como serão os dias de semeadura, visualizando o rendimento operacional x janela de plantio. Além desse planejamento inicial, após o início da semeadura é possível iniciar as avaliações em campo, como distribuição de semente e falhas de plantio e a eficiência da operação, facilitando inclusive a rápida tomada de decisão para uma nova estratégia, se necessária. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo smartphone ou computador, de qualquer lugar.

Para se entender a importância desse planejamento, no milho segunda safra, por exemplo, o desafio é colher a soja no mês de janeiro sob condições de muita chuva e cumprir a janela ideal de plantio do milho safrinha até final de fevereiro. São de 40 a 50 dias, nos quais a capacidade operacional e o planejamento são fundamentais para se realizar o duplo cultivo. Dessa forma, não se desfavorece a safrinha pela menor disponibilidade hídrica e redução da quantidade de horas de luz durante o desenvolvimento da cultura. 

O Farmbox é uma plataforma completa de gestão, que compila dados e informações de campo como: estoques de insumos; mapas de infestação de pragas; frequência de monitoramento de cada talhão; agenda de aplicações; pluviometria; previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros, para o planejamento completo de cada safra e a melhor tomada de decisão do produtor. 

 

Fonte: Elo Agronegócios

◄ Leia outras notícias