Publicado em: 21/05/2025 às 10:45hs
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atualizou nesta semana a lista de países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de carne de frango, após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A medida segue o compromisso do governo com a transparência e o controle sanitário.
As restrições foram ampliadas e agora incluem Jordânia e Filipinas entre os países que adotaram a suspensão total das importações.
Com a atualização, os seguintes 22 países ou blocos impuseram suspensão total das exportações brasileiras de carne de frango:
Outros países optaram por restringir as compras exclusivamente do Estado do Rio Grande do Sul, mantendo as importações de outras regiões do Brasil. São eles:
Alguns países adotaram medidas ainda mais pontuais, restringindo apenas as compras provenientes do município de Montenegro (RS), onde foi registrado o foco da gripe aviária. Esse é o caso do:
Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil segue em constante articulação com os países importadores, fornecendo informações técnicas com agilidade e transparência. O objetivo é assegurar a segurança sanitária e garantir a retomada rápida e segura das exportações.
O MAPA reforça que todas as medidas sanitárias foram adotadas conforme os protocolos internacionais e que continua trabalhando para controlar a situação e minimizar os impactos ao setor exportador avícola brasileiro.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias