Saúde Animal

Primeira etapa segue até 31 de maio. Já prazo para declaração de imunização encerra dia 7 de junho

Até o dia 31 de maio, 11 milhões de animais devem ser imunizados conforme estabelecido na Portaria nº 192/2022 da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), garantindo a sanidade dos rebanhos


Publicado em: 06/05/2022 às 11:50hs

Primeira etapa segue até 31 de maio. Já prazo para declaração de imunização encerra dia 7 de junho

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (05/05), em Ceres, da abertura oficial da campanha de vacinação contra febre aftosa e raiva. Até o dia 31 de maio, 11 milhões de animais devem ser imunizados conforme estabelecido na Portaria nº 192/2022 da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), garantindo a sanidade dos rebanhos. “Peço que os produtores rurais se conscientizem sobre a importância das vacinas. Temos que cuidar para manter o controle”, salientou Caiado.

Nesta primeira etapa, a vacina bivalente contra a aftosa, na dosagem de 2 ml, deve ser aplicada em bovinos e bubalinos de zero a 24 meses em todo território goiano. A próxima fase, que contemplará outras idades, ocorre no mês de novembro. Caiado espera que a imunização do penúltimo mês do ano seja a derradeira em Goiás. “Se não fosse a pandemia, já estaríamos livres”, explicou o chefe do Executivo estadual.

A partir do ano que vem, a aplicação de doses contra a aftosa não será mais obrigatória em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins e Distrito Federal. Anunciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a suspensão da campanha faz parte do projeto de ampliação de zonas livres da doença sem vacinação no país. O último registrado em Goiás foi no ano de 1.995. A meta é que o Brasil se torne totalmente livre do vírus sem imunização até 2026.

Já a vacinação contra raiva continua sendo obrigatória, visto que 121 municípios goianos estão em situação de alto risco para a doença. A meta em 2022 é vacinar cerca de 6 milhões de animais. A ação abrange bovinos, bubalinos, equinos, muares, asininos, caprinos e ovinos de zero a 12 meses.

O prazo para declarar a vacinação do rebanho começou no último dia 1º de maio e segue até 7 de junho. Os pecuaristas precisam declarar todos os animais existentes nas propriedades, mesmo os não imunizados. O envio dessas informações é essencial para garantir o controle e a segurança da pecuária goiana. 

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, lembrou que muitos compradores externos evitavam a carne goiana justamente por ainda estar submetida à obrigatoriedade da vacina contra febre aftosa. "A suspensão da vacinação vai beneficiar pequenos, médios e grandes pecuaristas porque vai abrir novos mercados para o produto de Goiás", analisou. Mendonça destacou ainda que a abertura da campanha em Ceres simboliza o empenho do Governo de Goiás em acelerar o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste.

Já o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado Neto, elogiou o trabalho da equipe do órgão para manter em alto nível a avaliação de Goiás junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). "Com apoio do governador, do secretário e de parceiros públicos e privados, conseguimos enquadrar Goiás nos criterios do Mapa e chegar a esta condição de ficar livre da vacinação a partir de 2023", destacou. Segundo ele, a Agrodefesa cresceu e aprimorou processos nos últimos três anos. "Exportamos tecnologia hoje", pontuou.

Estiveram ao lado do governador na agenda em Ceres também o vice-prefeito do município, Dino Ayres; a primeira-dama da cidade e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Lucelma Florisbelo; o ex-prefeito de Trinade, Jânio Darrot; o diretor-geral substituto do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Hamilton Mendes da Cunha; o deputado estadual Talles Barreto e superintendente federal da agricultura em Goiás, José Eduardo França.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) - Governo de Goiás

◄ Leia outras notícias