Saúde Animal

Conheça três passos para otimizar a sanidade avícola

Coordenadora técnica da MSD Saúde Animal orienta sobre os principais procedimentos para uma produção livre de dor, sofrimento e doenças


Publicado em: 25/04/2022 às 15:00hs

Conheça três passos para otimizar a sanidade avícola

Assunto recorrente no setor, o bem-estar animal ganha cada vez mais holofote nas produções avícolas, sendo um conceito primordial para manter as granjas rentáveis e em linha com a segurança alimentar. Entre as etapas para se conquistar o livre expressar e sentir das aves, está o cuidado com a saúde das granjas. Ana Paula Fernandes, coordenadora técnica da unidade de Avicultura da MSD Saúde Animal, indica os principais processos para aumentar a qualidade de vida do animal e, como consequência, otimizar a produtividade.

Antes, a profissional explica que as Cinco Liberdades definidas pela FAWC – Farm Animal Welfare Council englobam ambientes livres de medo e angústia, de dor, sofrimento e doenças, de fome e sede e de desconforto. Por outro lado, prezam pelo livre expressar do comportamento normal dos animais, por meio da oferta de espaço suficiente e instalações e equipamentos adequados. Nesse contexto, a sanidade das propriedades se destaca.

“Nas granjas, as aves devem estar em um ambiente livre de elementos que possam causar dor ou que atentem contra a sua saúde. O local deve garantir conforto e receber atenção técnica com rapidez sempre que necessário”, afirma Ana Paula.

Em sanidade, os três passos para otimizar as produções são: ampliar as medidas de biosseguridade, para prevenir a entrada de patologias; manter um completo calendário de vacinas de ponta a ponta, desde o incubatório, para atuar na prevenção; e realizar tratamentos corretos, pois isso fará a ave se recuperar mais rápido de uma afecção. 

A coordenadora técnica também indica que “todos os procedimentos de fornecimento de água, ração, programa de luz (respeitando os períodos de descanso das aves) e controle de ambiência (gerando um conforto térmico, cama bem manejada, espaçamentos suficientes e equipamentos funcionando corretamente) estão incorporados nas ações de bem-estar e precisam de atenção”.

Outro ponto fundamental é a capacitação da mão de obra. “O investimento nas pessoas auxilia o acesso dos animais a práticas adequadas e a um ambiente confortável, uma vez que amplia o conhecimento daquilo que é essencial aos animais e às propriedades”, pontua Ana Paula. 

Esse olhar ampliado ao bem-estar impulsiona números cada vez mais expressivos da produção avícola, acompanhando o bom cenário do setor. Em 2021, 6,18 bilhões de cabeças de frango foram abatidas, um volume 2,8% maior que 2020, conforme dados da Pesquisa Trimestral do Abate, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como contribuição a um novo horizonte produtivo, a MSD Saúde Animal dissemina Brasil afora o Criando Conexões Multiespécie, que preconiza técnicas de bem-estar animal e manejo de baixo estresse. O intuito é otimizar a cadeia produtiva de maneira consciente, com técnicas como melhoria da ambiência para os animais, uso responsável de antimicrobianos, redução do estresse durante o manejo pré-abate, estratégias para atendimento de legislações nacionais e internacionais, melhoria da insensibilização de animais para abate e métodos de eutanásia para animais de produção. 

Fonte: MSD Saúde Animal

◄ Leia outras notícias