Avicultura

Primeiros embarques do mês sinalizam, novamente, bons resultados nas exportações de carne de frango de outubro

Brasil registra aumento nas vendas externas de frango, com preços superiores e expectativa de continuidade do crescimento


Publicado em: 08/10/2024 às 11:00hs

Primeiros embarques do mês sinalizam, novamente, bons resultados nas exportações de carne de frango de outubro

Dados ontem divulgados pela SECEX/MDIC apontam que na primeira semana de outubro, com quatro dias úteis, o Brasil exportou perto de 81 mil toneladas de carne de frango in natura, volume decorrente de embarques médios de 20.225 toneladas diárias, cerca de 6% a menos que a média diária de setembro passado, mas 13,5% a mais que o alcançado no mesmo mês de 2023 e, também, o terceiro melhor resultado dos últimos 13 meses.

Mesmo correndo o risco de sofrerem diluição com o avançar do mês (fato que ocorre habitualmente), os primeiros resultados são auspiciosos. Não tanto pelo volume inicial, mas pelo fato de outubro corrente ser um dos meses mais longos do ano, com 23 dias úteis. Assim, por exemplo, mantida a média diária atual, o total mensal irá chegar às 465 mil toneladas, ficando aquém, apenas, das 483.886 toneladas de março de 2023, recorde do setor até aqui.

Igualmente significativo é o preço alcançado na abertura do mês: US$1.958,40/tonelada, valor que, além de superar em mais de 2% o preço médio registrado em setembro passado, encontra-se quase 11% acima do alcançado em outubro de 2023.

Como estamos apenas no começo do mês, o total acumulado no ano (negativo até o mês de agosto, mas com incremento de cerca de 1% em setembro) volta, obviamente, a apresentar resultado negativo em relação aos mesmos 10 meses de 2023. Porém, mantida a média diária dos primeiros dias de outubro irá ultrapassar os 4,1 milhões de toneladas, aumentando cerca de 3% em relação a idêntico período de 2023.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias