Aquicultura e Pesca

Tilápia Mato-Grossense Ganha Destaque no Maior Evento de Proteínas do Brasil

O maior evento de cadeias produtivas do Brasil promove a conexão entre empresas locais e o mercado global


Publicado em: 09/08/2024 às 11:48hs

Tilápia Mato-Grossense Ganha Destaque no Maior Evento de Proteínas do Brasil

A Saciatta, empresa 100% mato-grossense especializada na produção e beneficiamento de peixe, está marcando presença no Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS 2024), o principal evento de cadeias produtivas do Brasil. Com o tema “Proteínas Sustentáveis: Aliando Competitividade e Segurança Alimentar”, o SIAVS 2024 reúne até 8 de agosto, em São Paulo, representantes dos setores produtivos de peixes, suínos, bovinos, aves, entre outros, associados à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A participação da Saciatta no evento oferece a oportunidade de mostrar a tecnologia de ponta empregada pela empresa, desde a produção eficiente e segura até a industrialização, incluindo manuseio, embalagem e envio do produto final. Com operações em Campo Verde, Juscimeira e Canarana, a Saciatta recentemente ampliou e reinaugurou um frigorífico de peixes em Campo Verde. No SIAVS 2024, a empresa busca fortalecer sua presença no mercado internacional e promover a venda de sua produção de tilápia.

Herbert Junior, diretor de piscicultura da Natter, destaca a importância da participação da Saciatta no evento: “Nosso objetivo é compartilhar nossa nova marca e estabelecer conexões com fornecedores e clientes. Em parceria com a Peixe BR, estamos focados em promover nosso filé de tilápia e explorar oportunidades de exportação ainda este ano.”

Dados da Peixe BR mostram que a tilápia foi o peixe mais exportado pelo Brasil no segundo trimestre de 2024, representando 92% do total exportado e gerando um faturamento de mais de US$ 13,7 milhões, um aumento de 65% em relação ao trimestre anterior.

Sustentabilidade em Foco

Mato Grosso se destaca como um dos 10 maiores produtores de peixes de cultivo do Brasil, ocupando a sétima posição com aproximadamente 45 mil toneladas por ano em 2023. A Saciatta, integrante do grupo Natter, adota práticas sustentáveis em sua operação, com uma planta industrial moderna e inovadora que prioriza a sustentabilidade ambiental, social e econômica. A empresa gera cerca de 300 empregos diretos e indiretos e está em processo de contratação de 50 novos colaboradores. Sua produção anual atinge 4.150 toneladas de pescado, com uma projeção de abate e distribuição de cerca de 30 toneladas de carne de peixe por dia.

“A Saciatta controla toda a cadeia produtiva de forma verticalizada, garantindo qualidade e sustentabilidade em cada etapa do processo. Além disso, o co-produto da produção de tilápia contribui para a fabricação de fertilizantes orgânicos, que retornam para a adubação das lavouras de grãos, que por sua vez são utilizados na ração para os peixes”, conclui Herbert Junior.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias