Publicado em: 04/08/2025 às 11:55hs
Na última semana de julho, o avanço da colheita de mandioca foi dificultado pelas chuvas em algumas regiões produtoras, além da retração por parte dos produtores. A combinação desses fatores impactou a dinâmica de oferta, conforme apontam os dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
Apesar das limitações na colheita, a oferta da mandioca seguiu superior à demanda por parte da indústria, o que manteve a pressão de baixa sobre os preços. Com isso, a média mensal de julho apresentou queda pelo sétimo mês consecutivo.
Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, o valor médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 460,33, o que equivale a R$ 0,8006 por grama de amido. O valor representa um recuo de 2,3% em relação à semana anterior.
No comparativo mensal, o preço médio de julho caiu 2,3% em relação a junho. Já em termos reais — considerando o deflacionamento pelo IGP-DI — o valor ficou 1,6% abaixo do registrado no mesmo período de 2023, refletindo a continuidade da tendência de desvalorização no setor.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias