Publicado em: 11/08/2025 às 10:10hs
Os preços pagos aos produtores agropecuários no Brasil tiveram forte alta no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. O Índice de Preços ao Produtor Agropecuário (IPPA/Cepea) subiu 18,4% em relação ao mesmo período de 2024, valor muito superior ao aumento de apenas 0,2% registrado para o índice internacional FMI Food & Beverage (em dólares).
No mesmo período, os preços industriais (IPA-OG-DI) cresceram 5,6%, enquanto a taxa de câmbio (R$/US$) valorizou-se 13,2%.
O crescimento do IPPA/Cepea foi puxado pelas altas nos seguintes grupos:
Pesquisadores do Cepea destacam que o IPPA/Cepea nominal apresenta forte correlação com o FMI Food & Beverage Index (em reais) ao longo de 2001 a 2025, refletindo a paridade entre preços pagos aos produtores brasileiros e os valores internacionais internalizados no mercado local.
Após um início acelerado em 2025, o IPPA/Cepea perdeu ritmo no último trimestre, registrando queda de 2% entre o primeiro e o segundo trimestre. Paralelamente, o índice internacional FMI Food & Beverage (em reais) desacelerou desde o começo do ano, com queda de 7,6% no mesmo intervalo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias