Logística e Transporte

Terminal Integrador de Guará celebra 10 anos e consolida posição como principal elo na cadeia de açúcar da VLI

Década de história e expansão acelerada


Publicado em: 23/06/2025 às 08:00hs

Terminal Integrador de Guará celebra 10 anos e consolida posição como principal elo na cadeia de açúcar da VLI

Inaugurado em 2015, o Terminal Integrador de Guará (SP) completa dez anos como peça-chave da VLI — empresa que opera ferrovias, portos e terminais. Nesse período, o volume movimentado triplicou: saltou de 1,38 milhão para 4,5 milhões de toneladas na safra 2024/25.

Participação decisiva nas exportações

Na última temporada, o terminal respondeu por cerca de 70 % das 6,2 milhões de toneladas que a VLI transportou pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) até o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP).

Especialista em açúcar VHP

O ativo opera exclusivamente com açúcar VHP (Very High Polarization) proveniente de 29 usinas parceiras, reforçando o papel estratégico do Sudeste na liderança brasileira de produção e exportação do adoçante.

Armazém cocriado com a Tereos

Em 2020, um acordo com a Tereos — referência em açúcar, etanol e energia de biomassa — viabilizou um novo armazém no site. A instalação elevou a capacidade estática para 160 mil toneladas e, aliada a tecnologia de ponta, garantiu maior agilidade no despacho rumo à Baixada Santista.

“Com o terminal de Guará, entregamos eficiência que se traduz em competitividade para nossos clientes na rota de exportação via Santos”, destaca Marcelo Cardoso, diretor de Operações da VLI para o Corredor Sudeste.

Corredor Sudeste: logística integrada

O Corredor Sudeste conecta agricultores e indústrias de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal ao Tiplam, movimentando principalmente açúcar, grãos e fertilizantes. Dois terminais — Guará (SP) e Uberaba (MG) — fazem o transbordo da carga para a ferrovia, ampliando a abrangência do sistema.

Menos caminhões, mais sustentabilidade

Todo o fluxo de exportação do Tiplam é ferroviário, reduzindo o tráfego rodoviário na Baixada Santista e emitindo até nove vezes menos CO₂ do que o modal rodoviário, segundo a VLI.

Fonte: Portal do Agronegócio

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