Gestão

Cachaças são premiadas na competição internacional Catad'Or World Wine Awards, que avalia piscos e bebidas destiladas de diferentes países

Empresas de Cachaça foram premiadas no Catad’Or World Wine Awards, concurso internacional que premia vinhos e destilados.


Publicado em: 25/11/2021 às 15:40hs

Cachaças são premiadas na competição internacional Catad'Or World Wine Awards, que avalia piscos e bebidas destiladas de diferentes países

A participação na ação aconteceu com o apoio do Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça – Cachaça: Taste The New, Taste Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade nacional representativa do setor, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O reconhecimento aconteceu na seção especial de 2021 Catad’or World Spirits Awards, que avaliou piscos e bebidas destiladas de diferentes países. Participaram do júri 33 especialistas do Chile, Argentina, Brasil, Peru, Bélgica, Alemanha, França, Holanda e Espanha.

Com ‘Medalla Gran Oro’, a principal do concurso, foram premiadas as Cachaça Tellura Amburana (empresa: Cachaça Artesanal Abadia) e Dom Tápparo Carvalho Americano (empresa: Dom Tápparo Engenho Desde 1978).

Já com ‘Medalla De Oro’, as Cachaça Famigerada Bruta (empresa: Famigerada Comércio e Exportação de Bebidas), Cachaça Wiba Blend de Carvalhos Premium (empresa: Alambique Ouro Fino), Cachaça Cabaré Extra Premium (empresa: Dom Tápparo Engenho Desde 1978). Além das Cachaça Fazenda Soledade Jequitibá (empresa: Fazenda Soledade) e Cachaça De Arcanjo Extra Premium 10 anos (empresa: Arcanjo Agroindústria).

Além de participarem do Concurso, as marcas enviadas para o Chile foram degustadas na Noche de Brasil, que aconteceu na noite do dia 04 de novembro e foi organizada pelo CatadOr em parceria com a Embaixada do Brasil no Chile, IBRAC e a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA). Bartenders, importadores, influencers, sommeliers e jornalistas também puderam degustar, além da Cachaça, vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros.

Impulsionamento para o mercado externo

Para Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC, o reconhecimento na competição potencializa a participação do segmento da Cachaça no mercado mundial de destilados, além de valorizar as marcas vencedoras nos canais de distribuição e entre os consumidores, especialmente da China e do Brasil.

“Com o apoio do Projeto Setorial, estamos abrindo portas para muitas empresas brasileiras, principalmente pequenos produtores, se apresentarem e se promoverem no circuito internacional”, explica Lima evidenciando o papel do Projeto Setorial, que propõe ações que visam aumentar a base exportadora de Cachaça no mercado externo para consolidar o reconhecimento da bebida como um destilado genuinamente brasileiro e de qualidade internacionalmente competitiva.

Premiadas:

MEDALLA GRAN ORO
  • Cachaça Tellura Amburana (empresa: Cachaça Artesanal Abadia)
  • Dom Tápparo Carvalho Americano (empresa: Dom Tápparo Engenho Desde 1978)
MEDALLA DE ORO
  • Cachaça Famigerada Bruta (empresa: Famigerada Comércio e Exportação de Bebidas)
  • Cachaça Wiba Blend de Carvalhos Premium (empresa: Alambique Ouro Fino)
  • Cachaça Cabaré Extra Premium (empresa: Dom Tápparo Engenho Desde 1978)
  • Cachaça Fazenda Soledade Jequitibá (empresa: Fazenda Soledade)
  • Cachaça De Arcanjo Extra Premium 10 anos (empresa: Arcanjo Agroindústria)