Capacitação

Três brasileiros participam do programa global Nuffield 2021 para formação de líderes do agronegócio

Essa experiência única permitirá uma visão global sobre o setor e as pesquisas realizadas por eles contribuirão com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro


Publicado em: 16/02/2021 às 14:20hs

Três brasileiros participam do programa global Nuffield 2021 para formação de líderes do agronegócio

A administradora Vanessa Chiamulera (MT), o pesquisador e biólogo Renato Rodrigues (RJ) e o administrador Carlos Zegwaard (PR) são os três brasileiros selecionados pelo programa global de formação de novos líderes do agronegócio da Nuffield International Farming Scholarships. A instituição apoia os profissionais do agro de diversos países para ampliar seus conhecimentos e experiências, permitindo que vivenciem diferentes realidades ao redor do mundo. 

A administradora com MBA em gestão do Agronegócio Vanessa Chiamulera é de Mato Grosso e atua como gerente de processos do Grupo Morena, produtor de soja, milho, gado e eucalipto. Ela focará sua pesquisa em práticas sustentáveis na agricultura. “Há todo momento surgem novas técnicas para melhorar a produção agrícola e acredito que elas devem estar alinhadas de forma sustentável, para otimizar a produtividade e a lucratividade das empresas no longo prazo e de forma consciente”, explica Vanessa.

Também voltado para o desenvolvimento sustentável, o carioca Renato Rodrigues é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e concentra sua atuação em mudanças climáticas na agricultura. “O Brasil tem condições de se tornar a primeira potência agroambiental do planeta, mostrando que é possível produzir e preservar simultaneamente”, ressalta Renato, que é formado em Ciências Biológicas, com diversas especializações em ciência e meio ambiente. 

Carlos Zegwaard atua na fazenda de leite da família, no Paraná. Graduado em administração e técnico em agropecuária, ele quer identificar maneiras de aumentar os lucros da indústria de laticínios a partir da formação de sistemas de produção, além de estudar eficiência de transporte e automação. “Essa oportunidade é muito válida. Meu objetivo é obter conhecimento e experiências para ter papel significativo na indústria brasileira de laticínios”, comenta Carlos.

O Brasil participa do programa global de bolsas da Nuffield desde 2015. “Nosso país é um dos mais importantes em produção agropecuária. O crescimento do campo caminha em sinergia com o nível de qualificação dos profissionais. Este é o motivo pelo qual neste ano três profissionais talentosos do Brasil foram escolhidos como nuffieldianos para viajar o mundo, conviver com outros modelos de produção e interagir com representantes de outros países que são parceiros comerciais do Brasil e possuem ambientes de produção com aspectos comuns e diversos”, destaca Murilo Bettarello, agrônomo e atual presidente da Nuffield Brasil. 

Além dos brasileiros, foram selecionados profissionais da Austrália, Canada, Chile, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Zimbabwe. São 65 jovens de até 40 anos de idade nessa experiência imersiva única. Cada nuffieldiano viajará por 14 semanas, ao longo de dois anos, obviamente após o controle da pandemia do Covid-19, recebendo 25 mil dólares e o apoio da rede internacional para auxiliar no desenvolvimento do agronegócio global.

O programa de bolsas da Nuffield conta com o apoio de parceiros importantes, que patrocinam os líderes. Entre essas empresas estão: TIAA-CREF Global Agriculture, que por 7 anos contribuiu com bolsas para seis brasileiros e é patrocinadora de Renato Rodrigues; Cooperativa Castrolanda, primeiro investidor cooperativista brasileiro, patrocinadora de Carlos Zegwaard; e Bayer, que já tem parceria de sucesso com a Associação Nuffield no evento “Yough Ag Summit 2019” no Brasil e este ano ingressa oficialmente como patrocinadora oficial do programa Nuffield International, fornecendo o suporte financeiro para Vanessa. 

Sobre a Nuffield – Entidades sem fins lucrativos, a Nuffield foi criada no Reino Unido há 70 anos para estimular ingleses a viajar pelo mundo e conhecer as novidades em produção agropecuária para ajudar na reconstrução da Inglaterra. O Brasil faz parte da Nuffield desde 2013 e a partir de 2017 com a sua própria Associação, implementando vários projetos que promovem troca de experiências práticas no Brasil e no exterior, incluindo a seleção de jovens promissores para participar do Nuffield Farming Program. Mais informações sobre a Nuffield pelo site.

Fonte: Texto Assessoria

◄ Leia outras notícias