Análise de Mercado

Parceria busca democratizar o acesso à tecnologia para os distribuidores de insumos agropecuários

Seedz se junta a Andav para disponibilizar soluções modernas de gestão de processos e engajamento do produtor para acelerar a digitalização no campo


Publicado em: 12/07/2021 às 09:00hs

Parceria busca democratizar o acesso à tecnologia para os distribuidores de insumos agropecuários

A revolução tecnológica invadiu o agro brasileiro e não para de se expandir nos últimos anos. Porém, a maior parte das soluções inovadoras estão sendo desenvolvidas para “dentro da porteira”, atendendo às necessidades do produtor rural na gestão e operação da sua fazenda, ou para atender às grandes indústrias produtoras de insumos. A cadeia de distribuição, este importante elo que conecta todas as regiões do agro brasileiro, tem visto poucas inovações focadas em sua área de atuação e nas dores do seu negócio.

Para democratizar e levar o acesso à tecnologia a esses distribuidores de insumos agropecuários, a Seedz, especialista em inovação no agronegócio, acaba de firmar parceria com a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav). A instituição há mais de 30 anos é responsável por levar as boas práticas ao campo e acima de tudo zelar pelo bom funcionamento da cadeia ao estender conhecimento, produtos, serviços e tecnologia ao produtor rural.

Atualmente a Andav reúne mais de 1.900 empresas de todas as regiões do Brasil. “Os Distribuidores de Insumos Agropecuários têm uma atuação muito importante em suas regiões, mesmo com equipes reduzidas e sem apoio de tecnologias no backoffice. O nosso objetivo é facilitar o acesso à processos digitais e acelerar os seus ganhos, beneficiando de forma direta todo o setor”, diz Rodrigo Fajardo, diretor de estratégia da Seedz.

Para o presidente da Andav, Paulo Tiburcio, é fundamental implementar novas tecnologias, e auxiliar no desenvolvimento dos canais do setor produtivo, através de ferramentas digitais. Ainda segundo ele, a tecnologia vem avançando rapidamente no Agro, de uma forma admirável, mas ao tratar de um país com a grandeza do Brasil, recaímos em barreiras logísticas que ainda precisam ser superadas. “Mas estamos próximos, e o melhor de todo este contexto é que, além de beneficiar o setor diretamente fortalecendo os nossos pilares econômicos, o movimento proposto pelas novas ferramentas digitais no campo, objetivam, além do incremento de produção, também a melhoria da qualidade de vida humana e da preservação do nosso ambiente. Isso torna o processo ainda mais próximo dos ideais defendidos pela Andav e seus Associados”, disse.

Trabalho intensificado

Desde sua criação, a Seedz tem focado em levar a digitalização a todos os participantes do agronegócio. Junto aos produtores e indústrias, por meio de seu programa de relacionamento, já vem fazendo um grande trabalho de digitalização e engajamento. Agora o objetivo é também apoiar o setor da distribuição.

Ainda segundo Fajardo, nos próximos meses haverá um esforço da equipe Seedz dedicada especialmente para divulgar as soluções da empresa e atender os distribuidores de todos os tamanhos. “Queremos que todos vejam o quanto nossa tecnologia vai agregar valor aos negócios deles. Vamos oferecer condições super acessíveis pensado justamente no perfil do pequeno distribuidor, possibilitando que tenham acesso às mesmas tecnologias que distribuidores de maior porte já têm”, finaliza.

Mais tecnologias

A Seedz oferece ao distribuidor ferramentas para gestão interna, através da qual consegue concentrar a gestão de recursos de todos os programas de incentivo recebidos da indústria em apenas um lugar e realizar a distribuição de recursos para a força de vendas de forma automatizada, transparente e acelerada.

A plataforma também dispõe ao distribuidor a possibilidade de criar seu próprio programa de fidelidade dentro da maior coalizão do agronegócio (que hoje já conta com diversos parceiros e atinge mais de 100 mil produtores participantes). Através do seu programa de fidelidade ele se conecta mais com seu cliente, passa a conhecê-lo melhor e consegue oferecer incentivos para atrair, engajar e fidelizar o produtor rural.

Combinando tudo isso, o distribuidor também tem acesso a diversas funcionalidades para transformar dados em ações. Utilizando inteligência de dados, a plataforma Seedz combina informações do próprio distribuidor, do programa de fidelidade e informações de mercado para criar inteligência de negócio e direcionar ações para sucesso comercial.

Fonte: RuralPress

◄ Leia outras notícias