Análise de Mercado

"Armazenagem é importante e estratégica para o país", diz Benedito Rosa

"É preciso acender uma luz vermelha aí pra resolver esses problemas, simplificar a burocracia e facilitar o financiamento para o agricultor", diz o comentarista


Publicado em: 26/07/2021 às 17:40hs

"Armazenagem é importante e estratégica para o país", diz Benedito Rosa

O comentarista do Canal Rural Benedito Rosa comenta a importância de políticas para a armazenagem de grãos, um dos principais temas que foram debatidos durante a Abertura Nacional da Colheita do Milho.

"A armazenagem é importante e estratégica para um país que tem um volume de produção grande e em crescimento. Por que não vem sendo o suficiente nossa capacidade de armazenagem? Por vários motivos. Um deles é o benefício-custo de investimento alto em armazéns modernos, tipo silos e graneleiros. Requer planejamento e volume de produtos para evitar a ociosidade durante todo o ano. Para financiar esses projetos, o produtor tinha um sistema de crédito complicado, burocratizado, caro, com uma taxa de retorno de oito anos para amortizar. Em contrapartida, as grandes trades e cerealistas construíram armazéns. A soja tem um sistema de escoamento rápido e venda antecipada, a carroceria do caminhão virou armazém , vai direto para o porto, diminuindo um pouco a penúria da armazenagem", analisa Rosa.

Segundo ele, esse cenário pode mudar com mais políticas públicas voltadas para o armazenamento de produtos agrícolas:

"Chama muita atenção que o governo tenha priorizado financiamentos para a construção de armazéns nos últimos três planos safras e, hoje, um terço dos recursos foi utilizado. É preciso acender uma luz vermelha aí pra resolver esses problemas, simplificar a burocracia e facilitar o financiamento para o agricultor. Também é preciso criar alternativas de armazenagem, tendo em vista mais uma grande safra, para pequenos e médios produtores de grãos."

 

Fonte: AGÊNCIA UDOP

◄ Leia outras notícias