Análise de Mercado

Análise Mensal do Setor Agropecuário - Fevereiro de 2024

Panorama abrangente sobre as tendências e variações nos principais produtos agropecuários


Publicado em: 08/03/2024 às 13:10hs

Análise Mensal do Setor Agropecuário - Fevereiro de 2024

Açúcar: Estabilidade no Mercado Spot de São Paulo

O ritmo de negócios do açúcar cristal branco permaneceu firme na primeira quinzena de fevereiro no estado de São Paulo. Os preços do adoçante apresentaram pequenas altas, impulsionadas pelo avanço da entressafra e pela consequente redução na oferta do cristal do tipo Icumsa até 180.

Algodão: A Maior Alta Mensal desde Julho de 2023

O preço do algodão em pluma registrou um aumento significativo de 9,46% no acumulado de fevereiro de 2024, marcando a maior alta mensal desde julho de 2023. O avanço nos valores foi observado principalmente na segunda quinzena de fevereiro, em resposta às fortes valorizações externas.

Arroz: Queda no Indicador CEPEA/IRGA-RS

O Indicador do arroz em casca CEPEA/IRGA-RS acumulou uma queda de 14,24% em fevereiro de 2024. A média mensal ficou em R$ 112,79/saca de 50 kg, 11,36% inferior à de janeiro/24, mas 29,3% superior à de fevereiro/23, em termos reais.

Boi: Pressão nas Cotações devido à Maior Oferta e Demanda Retraída

Os preços do boi gordo e da carne registraram queda em fevereiro devido à maior oferta de animais para abate e à demanda retraída por parte de frigoríficos. A instabilidade nas vendas no atacado e as escalas alongadas limitaram o interesse comprador em adquirir novos lotes.

Café: Oscilações nos Preços devido a Impactos Climáticos e Perspectivas de Colheita

Os impactos do clima, a proximidade da colheita da safra 2024/25 e especulações sobre a produção resultaram em fortes oscilações nos preços externos e internos do café arábica ao longo de fevereiro. A média do Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, bebida dura para melhor, teve um leve aumento de 1,8% em relação ao mês anterior, mas uma forte queda de 10,7% em relação a fev/23.

Etanol: Alta nos Preços no Mercado Spot de São Paulo

Fevereiro fechou com preços dos etanóis em alta no mercado spot do estado de São Paulo. A média mensal do Indicador CEPEA/ESALQ para o hidratado aumentou 8,86% em relação a janeiro, enquanto para o anidro, a elevação foi ainda maior, atingindo 10,6%.

Frango: Alta nos Preços devido a Boas Exportações

Apesar da demanda doméstica mais enfraquecida, os preços da maioria dos produtos avícolas registraram alta em fevereiro. Isso foi possível devido ao bom ritmo das exportações brasileiras de carne de frango, que ajudaram a reduzir a disponibilidade doméstica da proteína.

Milho: Cautela nas Negociações devido à Colheita e Desenvolvimento da Safra

Agentes estiveram cautelosos nas negociações de milho na maior parte de fevereiro. Consumidores priorizaram o uso de estoques, enquanto vendedores estiveram atentos à colheita da safra verão e à semeadura/ou desenvolvimento da segunda safra.

Ovinos: Queda nos Preços do Cordeiro Vivo com Fraca Demanda

Em fevereiro, os preços do cordeiro vivo caíram na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea, refletindo principalmente a fraca demanda pelo produto. Espera-se uma melhora na procura ao longo de março, favorecida pela proximidade da Páscoa.

Soja: Queda nos Preços devido ao Excesso de Oferta

Os preços da soja tiveram novas quedas em fevereiro, operando 30% abaixo dos registrados no mesmo período de 2023. Apesar dos problemas climáticos e da produção menor que o estimado, a oferta ainda superou a demanda, pressionando as cotações.

Trigo: Forte Crescimento nas Importações devido à Baixa Oferta Doméstica

Em fevereiro, as importações brasileiras de trigo cresceram consideravelmente. O clima desfavorável prejudicou o desenvolvimento da safra nacional, resultando em uma busca ativa por cereais com qualidade superior no mercado spot, mesmo com muitos agentes de moinhos já abastecidos.

Confira as análises agromensais do CEPEA

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias