Mercado Florestal

Começam ações de prevenção contra vespa-da-madeira

Praga atinge exclusivamente culturas de Pinus


Publicado em: 26/02/2021 às 09:20hs

Começam ações de prevenção contra vespa-da-madeira

A Sirex noctilio, também conhecida como Vespa-da-Madeira, é uma praga que ataca preferencialmente plantações de pinus sem manejo. A vespa deposita os ovos no tronco da árvore, causando apodrecimento. Copa amarelada e respingos de resina no tronco são indícios de infestação. Identificadas essas características, a CIDASC ou Epagri mais próxima deve ser comunicadas imediatamente.

A prevenção da Vespa-da-Madeira é feita através de controle biológico e instalação de árvores armadilhas, nas quais são inoculadas uma solução em gel com nematoides, tornando as vespas inférteis e impedindo a proliferação.   

Pedidos de nematoides

A participação de todas as empresas de base florestal e dos produtores independentes de pinus, com a utilização de nematóides, é fundamental para o sucesso no controle da Vespa-da-Madeira.

A Embrapa Florestas comunicou que o primeiro envio de doses de nematóides será em 16 de março. No dia 17 elas já estarão disponíveis para aquisição em Santa Catarina, por meio da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR).

A associação pede que os pedidos sejam formalizados o mais breve possível, para que o fornecedor tenha tempo hábil de programar a produção e despacho do material. A data limite para este primeiro lote é 11 de março.

Os pedidos à ACR devem ser feitos com o gerente técnico Bruno Ferreira, pelo telefone (049) 3251-7306; WhatsApp (49) 99156-0675; ou email: bruno@acr.org.br.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias