Etanol

Usinas cancelam contratos de exportação de açúcar para produzir etanol

As usinas brasileiras de cana-de-açúcar estão cancelando alguns contratos de exportação de açúcar e desviando a produção para etanol para lucrar com os altos preços da energia, segundo pessoas com conhecimento direto dos negócios, levantando preocupações de uma escassez de açúcar


Publicado em: 19/05/2022 às 19:20hs

Usinas cancelam contratos de exportação de açúcar para produzir etanol

Quase todas as empresas envolvidas no comércio de açúcar no Brasil tiveram cancelamentos, disse à Reuters um trader de um grande comerciante internacional de commodities durante a Sugar Week em Nova York na semana passada. Ele estimou o total de cancelamentos até agora em 200 mil a 400 mil toneladas de açúcar bruto.

"Isso está acontecendo por causa da mudança no mix de produção e também por causa do atraso na safra", disse o trader.

O Brasil exporta cerca de 2,2 milhões de toneladas de açúcar por mês durante o pico da safra. Uma grande queda na produção de açúcar pode levar a uma escassez global de açúcar, dizem alguns traders.

A maioria das usinas no Brasil é flexível e pode mudar parcialmente sua produção de açúcar ou etanol. No momento, a produção está mudando em favor do etanol, à medida que os altos preços da energia impulsionados pela recuperação da pandemia e pela guerra na Ucrânia estimulam mais produção de combustível.

Projeções recentes de analistas mostram números mais baixos de produção de açúcar e volumes mais altos de etanol porque as vendas de biocombustíveis se tornaram mais lucrativas para as usinas. As vendas de etanol aumentaram 2,6% em abril.

Um segundo trader, que também trabalha para um grande comerciante internacional de alimentos, confirmou os cancelamentos -- conhecidos no setor como "washouts" -- e disse que a maioria dos traders está tentando ser flexível ao negociar. "São contratos take-or-pay, há uma taxa, então às vezes o custo pode ser alto para a usina", disse ele.

Um executivo de uma das maiores usinas do Brasil, que pediu para não ser identificado, disse que os ganhos com a mudança do açúcar para o etanol compensaram os custos dos cancelamentos. O Brasil é o segundo maior produtor de etanol depois dos Estados Unidos.

"As vendas de etanol são pagas em um ou dois dias, enquanto a exportação de açúcar demora muito mais, e as usinas têm muitas contas a pagar no início da safra", disse.

O etanol hidratado estava sendo negociado ao equivalente ao preço do açúcar a 20 centavos de dólar por libra no final da semana passada, enquanto os contratos futuros de açúcar em Nova York estavam sendo negociados a pouco mais de 19 centavos de dólar por libra-peso.

Na safra passada, as usinas utilizaram 45% da safra de cana-de-açúcar para produzir açúcar e 55% para produzir etanol. Cada ponto percentual corresponde a cerca de 700 mil toneladas de açúcar.

Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o menor mix de açúcar foi de 34,3% em 2019, ano de preços baixos do açúcar. O maior foi de 49,7% em 2006, quando prevaleceram os preços mais altos.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias