Biodiesel

Live: “Mistura do Biodiesel e os impactos no meio ambiente”

Donizete Tokarski especialistas em Mercado de Carbono participará da Live sobre Biodiesel a convite da Brasil Agro Society Environment


Publicado em: 19/10/2021 às 16:15hs

Live: “Mistura do Biodiesel e os impactos no meio ambiente”

No dia 21 de outubro, às 18h30, Donizete Tokarski, superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene - Ubrabio, consultor de mudanças climáticas e especialista em Mercado de Carbono, irá  participar da Live “Mistura do Biodiesel e os impactos no meio ambiente” nas redes sociais da Brasil Agro Society Environment - BASE mediada por Adriano Barauna, Presidente do Grupo Cereal e membro da organização. 

De acordo com Agência do Senado, a Comissão de Infraestrutura (CI) realizou uma audiência pública no dia 05 de outubro, para debater a porcentagem da mistura do biodiesel no óleo diesel. As reclamações são de que a mistura poderá prejudicar a mecânica dos veículos que utilizam o combustível, em contrapartida os produtores de soja, defendem a manutenção do percentual devido a importância desta produção dentro do setor. 

Após aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e do Ministério de Minas e Energia (MME), no dia 06 de setembro o governo federal anunciou, uma nova redução de 13% para 10% do percentual de mistura obrigatória do biodiesel no diesel. A diminuição irá valer para os meses de novembro e dezembro deste ano. 

A redução surge como uma alternativa de medida temporária que prevê segurar o preço do combustível, diante da demanda apresentada. Contudo, essa redução vai na contramão do que podemos considerar um caminho para a energia limpa, pois a mistura do biodiesel no diesel é essencial para a sua manutenção promovendo um impacto positivo na redução de gases do efeito estufa e no combate do aquecimento global, sendo parte da cadeia do mercado de crédito de carbono brasileiro. 

Por isso, a Brasil Agro Society Environment - BASE, organização apartidária não governamental, formada por nove profissionais do agronegócio, que buscam levantar debates e discussões sobre o agronegócio sustentável irá promover a Live, “Mistura do Biodiesel e os impactos no meio ambiente” com o intuito de discutir sobre essas questões e analisar os impactos dessa decisão para a prática da agricultura sustentável no cenário nacional. 

Fonte: Zaru Comunicação

◄ Leia outras notícias