Publicado em: 19/05/2025 às 10:20hs
As bolsas da China continental e de Hong Kong fecharam praticamente estáveis nesta segunda-feira (data local), refletindo a combinação de sinais econômicos fracos com o impulso temporário gerado pela suspensão das tarifas entre China e Estados Unidos.
O índice de Xangai terminou o dia estável, enquanto o CSI300 — que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen — recuou 0,31%. Já o índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu levemente, com queda de 0,05%.
Os investidores reagiram com cautela aos dados divulgados sobre a economia chinesa. Indicadores oficiais mostraram uma desaceleração no crescimento da produção industrial e nas vendas no varejo em abril, o que aumentou a percepção de fragilidade na recuperação econômica do país.
A corretora Guosheng Securities recomendou prudência aos investidores, afirmando que é necessário aguardar sinais mais concretos de melhora econômica antes de apostar em novas altas nas ações.
Apesar do cenário econômico fraco, a trégua de 90 dias nas tarifas entre China e Estados Unidos — anunciada na semana passada — continuou a beneficiar ações de operadoras portuárias, com investidores apostando em um possível aumento nos volumes de embarque durante o período.
As ações das empresas Lianyungang Port, Ningbo Port e Zhuhai Port atingiram o limite diário de valorização, com alta de 10%. Outras companhias do setor, como China Merchants Port Group e Shanghai International Port, também registraram ganhos expressivos.
Confira o fechamento das principais bolsas da região Ásia-Pacífico nesta segunda-feira:
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias