Publicado em: 02/09/2025 às 17:13hs
A parcela do comércio mundial conduzida segundo as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) caiu para 72% e pode diminuir ainda mais, em meio a uma das maiores perturbações do sistema internacional de comércio dos últimos 80 anos. A informação foi divulgada pela diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, em entrevista à Reuters nesta terça-feira.
“Estamos vivenciando a maior perturbação das regras do comércio global, sem precedentes nos últimos 80 anos”, afirmou Okonjo-Iweala, no início de seu segundo mandato à frente do órgão com sede em Genebra. Segundo ela, os sinais de resistência refletem questionamentos sobre o sistema global e a previsibilidade do comércio internacional.
A queda na participação do comércio conduzido sob o princípio da Nação Mais Favorecida (NMF) da OMC, que exige que todos os membros sejam tratados igualmente, começou com a introdução das tarifas comerciais pelo governo do presidente Donald Trump. Antes dessas medidas, cerca de 80% do comércio mundial ocorria sob as normas da OMC, segundo dados do próprio órgão.
A diretora-geral da OMC alerta que a diminuição da adesão às regras pode enfraquecer a previsibilidade do comércio internacional, impactando negociações, investimentos e a estabilidade das cadeias globais de suprimento.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias