Orgânico

Projeto ajuda a certificar pequenos produtores de SP no mercado de orgânicos

A busca por uma alimentação mais saudável tem levado cada vez mais gente procurar alimentos agrícolas sem agrotóxico e de produtores preocupados com a sustentabilidade ambiental. Dados do Sebrae apontam um mercado aquecido, com crescimento de 30% ao ano, mesmo diante da crise econômica.


Publicado em: 04/04/2022 às 13:20hs

Projeto ajuda a certificar pequenos produtores de SP no mercado de orgânicos

Foi pensando nessa oportunidade que a Empresa de Consultoria Agropecuária Júnior, empresa júnior mantida por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual Paulista (UNESP), implementou projeto junto à Cooperativa de Agropecuária de Juquitiba, município localizado na Região Metropolitana de São Paulo, para a cerificação da produção de hortaliças e leguminosas. A iniciativa foi realizada durante todo o ano de 2021 e envolveu política de manejo florestal.

- Queremos aproximar o pequeno agricultor desse mercado, que movimenta mais de R$ 5 bilhões ao ano. Muitas vezes um produtor desse porte não tem acesso a técnicas e informações necessárias para valorizar o que produz. O setor de orgânicos é onde eles podem fazer diferenças e obter um bom rendimento -, explica a presidente executiva da FEJESP, que representa as empresas juniores do Estado de São Paulo, Julia Pavan.

A Empresa de Consultoria Agropecuária Júnior fez, periodicamente, visitas presenciais e reuniões remotas, como forma de orientar os produtores sobre as formas mais adequadas de cuidar das plantações. A empresa foi fundada em 2008 e, desde então, realizou mais de 150 projetos.

- As empresas juniores têm esse papel de ajudar e auxiliar pequenos e médios empresários, incluindo todos os segmentos, como no caso da agricultura. Os pequenos agricultores acabam perdendo oportunidade por não conseguirem ter acesso a determinadas técnicas. Neste caso, o trabalho envolveu a questão econômica e ambiental. Além de, em breve, trazer um impacto social importante para aquela região -- resume Pavan.

Fonte: Dona Comunicação

◄ Leia outras notícias