Agrotóxicos e Defensivos

inpEV reforça a importância da tríplice lavagem para a destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas

O preparo correto e a devolução das embalagens lavadas possibilitam a reciclagem para produção de novos produtos, contribuindo para uma agricultura mais sustentável


Publicado em: 27/03/2024 às 08:30hs

inpEV reforça a importância da tríplice lavagem para a destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Em 22 de março, celebrou o Dia Mundial da Água, elemento fundamental nas atividades agrícolas. A tríplice lavagem das embalagens vazias de defensivos agrícolas é o procedimento no qual o agricultor tem uma maior economia desse recurso natural. Neste sentido, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade gestora do Sistema Campo Limpo, reforça que a tríplice lavagem das embalagens pós-consumo de defensivos é um dos processos que exige atenção e cuidado extra dos agricultores para a devolução. 

“A destinação correta de defensivos agrícolas é uma responsabilidade compartilhada e todos os elos da cadeia são determinantes para o sucesso do Sistema Campo Limpo. E o primeiro elo é o agricultor: se ele realizar com rigor e zelo todas as etapas de devolução, é um bom começo para garantirmos uma destinação ambientalmente correta para as embalagens”, avalia Marcelo Okamura, presidente do inpEV.

Por que lavar as embalagens?

As embalagens devem ser devidamente lavadas por quatro principais motivos:

  1. Porque as embalagens lavadas corretamente podem ser recicladas e gerarem até 37 artefatos;
  2. Para aproveitar o produto resultante da lavagem;
  3. Porque a destinação ambientalmente correta das embalagens contribui para preservar a saúde humana e o meio ambiente;
  4. Para cumprir a Lei de Agrotóxicos (Lei Federal Nº 7.802/1989, revogada pela Lei nº 14.785/2023).

Há dois tipos de lavagens: a tríplice lavagem, que consiste em enxaguar três vezes a embalagem vazia; e a lavagem sob pressão, na qual a embalagem é encaixada no funil do pulverizador e a bomba do próprio equipamento gera a força para pressionar o bico de lavagem.

O que deve ser lavado?

Embalagens rígidas (plásticas e metálicas) que acondicionam formulações líquidas de defensivos agrícolas para diluição em água devem ser lavadas no momento do preparo da calda.

Como fazer a tríplice lavagem?
  1. Esvazie completamente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
  2. Adicione água limpa à embalagem (até ¼ do volume);
  3. Tampe bem a embalagem e agite por 30 segundos para dissolver todo o resíduo do produto que possa ter aderido à embalagem;
  4. Despeje a água de lavagem no tanque do pulverizador e, em seguida, mantenha a embalagem escoando por 30 segundos;
  5. Repita a operação outras duas vezes (itens 2 e 3);
  6. Após esvaziar a embalagem pela última vez no tanque do pulverizador, perfure-a para que não possa ser reutilizada.

“O preparo correto e a devolução das embalagens lavadas possibilitam a sua reciclagem para produção de novos artefatos. E, assim, todos contribuímos para uma agricultura mais sustentável”, reforça o presidente do inpEV.

Para conhecer todas as etapas e cuidados no processo de devolução das embalagens de defensivos agrícolas, consulte o site do inpEV.