Adubos e Fertilizantes

Rizobacter anuncia novo inoculante com capacidade de aumentar a disponibilidade de fósforo para as plantas

Produto facilita a absorção de fósforo em plantas e otimiza o rendimento de fertilizantes convencionais. Estudos comprovaram que sementes de soja tratadas pelo Rizofos Pré-Inoculação obtiveram aumento entre 8 e 10% nos rendimentos


Publicado em: 23/05/2022 às 07:20hs

Rizobacter anuncia novo inoculante com capacidade de aumentar a disponibilidade de fósforo para as plantas

A Rizobacter, multinacional líder em microbiologia agrícola, lança o Rizofos Pré-inoculação, um bioinsumo inoculante utilizado no tratamento de sementes para o seguimento nutricional do fósforo. O produto foi avaliado pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola da Argentina (INTA), que concluiu que sementes de soja tratadas pelo Rizofos Pré-Inoculação obtiveram um aumento entre 8 e 10% nos rendimentos ao longo de 10 anos. No Brasil, além do incremento de produtividade que também chega a níveis de 10%, é mais uma ferramenta para potencializar o uso de fertilizantes fosfatados. 

O Rizofos é um inoculante a base de bactérias Pseudomonas fluorescens, que incrementa a solubilização de fósforo não disponível e a produção de substâncias estimuladoras do crescimento de plantas, melhorando a nutrição e produtividade dos cultivos.

Segundo a Dr. Dáfila Fagotti, gerente da linha de inoculantes da Rizobacter, o Rizofos é o produto ideal para produtores que buscam potencializar a absorção de nutrientes em suas lavouras. “O foco do produto é aumentar o fósforo, responsável nos processos energéticos das plantas, através da produção de enzimas e ácidos orgânicos na rizosfera da planta. Isso contribui para o vigor da plântula e da semente, e também na formação de raiz, o que fará a planta alcançar mais fácil todo o seu potencial produtivo”, diz Fagotti.

Atuando como um promotor de crescimento (PGPR) de origem biológica, o Rizofos também estimula a produção de antibióticos e sideróforos, compostos capazes de proteger as raízes contra patógenos, o que diminui a pressão de microrganismos não favoráveis no solo. 

O inoculante é um novo bioinsumo que chega ao mercado brasileiro com uma formulação e cepa exclusiva de Pseudomonas fluorescens, e com a experiência em solos de outros países, agregando em produtividade para diversas culturas.

Fonte: Rizobacter

◄ Leia outras notícias