Pragas e Doenças

FMC inova em agricultura de precisão através da plataforma Arc™ farm intelligence

Pioneira, plataforma do setor agrícola oferece dados em tempo real que permitem prever a pressão dos principais insetos com uma semana de antecedência, e com mais de 90% de confiabilidade


Publicado em: 13/04/2021 às 14:20hs

FMC inova em agricultura de precisão através da plataforma Arc™ farm intelligence

A FMC é a primeira do setor do agronegócio a lançar uma tecnologia que permitirá que agricultores e consultores realizem uma previsão ainda mais precisa sobre a pressão de pragas, antes que se tornem um problema.  A plataforma Arc™ farm intelligence, utiliza modelagem preditiva baseada em dados em tempo real, para garantir que os produtos certos de proteção de cultivo sejam aplicados onde e quando são necessários para melhorar a sustentabilidade, otimizar a produtividade da lavoura e melhorar o retorno sobre o investimento do produtor.

“Fornecer dados e informações prévias e analíticas para tomada de decisão importante na proteção na lavoura é um avanço no setor.  O Arc™ farm intelligence  representa um avanço, pois permite um aconselhamento e insights sobre proteção de cultivos de forma mais rápida, fácil e mais inteligente e dessa forma, o produtor pode atuar com uma agricultura mais sustentável no campo, agregando valor e fortalecendo relacionamentos “, destaca a Diretora de Marketing, Daniela Tavares. 

A plataforma inovadora oferece uma gama completa de funcionalidades, incluindo alertas customizados através do aplicativo móvel, para indicar quando uma ação é necessária num campo, comunicação de duas vias com os agrônomos da FMC, dados confiáveis e imagens gráficas de alta qualidade, gráficos e mapas de calor. A plataforma Arc™ farm intelligence foi desenvolvida com APIs abertas e pode ser facilmente inserida no ecossistema digital já existente do agricultor. 

O gerente de desenvolvimento de Mercado em Agricultura de Precisão para América Latina, Piero Castro, explica que a primeira oferta da plataforma Arc™ farm intelligence utiliza dados históricos agregados, modelos entomológicos, dados climáticos de localização precisa e, mapeamento de pragas a nível regional e em tempo real para elevar o grau de confiança do agricultor ao tomar suas decisões sobre o manejo de insetos.

 Baseado em consultoria de lavoura avançada e machine learning, esta ferramenta é capaz de prever a pressão de insetos com uma semana de antecedência, com mais de 90% de confiabilidade para os principais insetos em culturas selecionadas. O feedback tem sido surpreendentemente positivo no Brasil e na Grécia, onde a plataforma tem sido usada para a cultura do algodão, e estamos ansiosos por levar a Arc™ farm intelligence para outros países e outras culturas.

“A plataforma está em fase piloto no Brasil, sendo utilizada em mais de 1,3 milhões de hectares, nas culturas de soja, milho e algodão, nos estados da Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Nestas áreas, a plataforma utiliza e leva em consideração diversos dados, desde informações climáticas, pressão e número de insetos, para trazer informações confiáveis, seja a cada propriedade, como regional, sobre a ocorrência, flutuação, comportamento e migração de pragas”, destaca Piero.

Os trabalhos desenvolvidos, na Bahia, desde a safra 19/20, vêm auxiliando os produtores, consultores e técnicos de campo, no entendimento do comportamento e manejo de pragas como bicudo e Spodoptera frugiperda, para que auxilie no planejamento e gerenciamento da lavoura, trazendo maior efetividade no monitoramento e controle das pragas, oferecendo mais sustentabilidade e consequentemente, rentabilidade ao produtor.

Outra solução de agricultura de precisão da FMC é a tecnologia de aplicação 3RIVE 3D®, um sistema revolucionário que entrega proteção diretamente na planta, ajudando os agricultores a cobrir mais área de forma mais eficiente, em menos tempo e com menos abastecimentos – poupando água, combustível, mão-de-obra e tempo; e a solução PrecisionPac® , um inovador sistema de aplicação que minimiza o desperdício com misturas de herbicidas customizadas específicas para cada tamanho de lavoura e espectro de plantas daninhas. 

Além deste projeto piloto com pragas no Brasil, a FMC está trabalhando em conjunto, com diversos parceiros, em diferentes áreas de agricultura de precisão. Recentemente, a FMC anunciou que seu braço de Venture Capital investiu na Tecnologia Scanit para análise da Ferrugem Asiática da Soja, no Brasil, usando  o instrumento SporeCam desde o começo de 2021.

Para saber mais sobre a Arc™ farm intelligence, acesse arc.fmc.com.