Publicado em: 03/06/2025 às 12:10hs
O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou nesta semana uma nova atualização das projeções para a safra de milho 2024/25 em Mato Grosso. Segundo o relatório, tanto a oferta quanto a demanda foram revisadas para cima, refletindo o bom desempenho das lavouras e o crescimento no consumo interno e nas exportações.
A oferta de milho no estado foi estimada em 50,56 milhões de toneladas, o que representa:
A área plantada também foi ampliada e agora é estimada em 7,13 milhões de hectares, alta de 4,85% frente ao ciclo anterior. Já a produtividade média foi projetada em 117,74 sacas por hectare.
De acordo com o Imea, as condições climáticas foram determinantes para essa revisão positiva.
“Esse avanço reflete o bom desenvolvimento das lavouras até o final de maio e as chuvas que permaneceram presentes até o final do mês. Com isso, mesmo as áreas que foram semeadas fora da janela ideal foram beneficiadas pelas precipitações”, destaca o relatório.
A demanda total de milho para a safra 2024/25 em Mato Grosso foi projetada em 50,04 milhões de toneladas, representando:
O Imea aponta que o principal fator por trás da alta da demanda foi o crescimento no consumo dentro do estado, especialmente pelas usinas de etanol de milho.
As exportações de milho também estão projetadas em alta:
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias