Publicado em: 10/09/2025 às 11:25hs
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade às operações de aquisição de milho em setembro, com novo leilão programado para sexta-feira (12), a partir das 9h. A compra será realizada de forma eletrônica pelo Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe), interligado às bolsas de cereais, mercadorias e futuros.
O lote de milho adquirido será destinado ao Programa de Venda em Balcão (ProVB), que atende pequenos criadores de animais, especialmente aqueles localizados em regiões afastadas dos principais polos de produção.
O leilão faz parte de uma série de operações em 2025 que totalizam a compra de 50 mil toneladas de milho. Até o momento, a Conab já adquiriu 24 mil toneladas da safra 2024/2025.
A operação desta sexta-feira será dividida em dois lotes:
Podem participar produtores rurais, cooperativas, associações e comerciantes cadastrados nas bolsas de mercadorias correspondentes e registrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes da Conab (Sican). Além disso, é necessário estar em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e atender às exigências específicas dos editais.
As operações são autorizadas pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Fazenda (MF), conforme Portaria Interministerial MAPA/MF/MDA nº 21/2024.
O reforço nos estoques públicos de milho permitirá aos pequenos criadores de ovos, leite e carne manter a alimentação de seus plantéis, especialmente em regiões distantes dos principais centros de produção.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias