Fruticultura e Horticultura

Preços da cebola se estabilizam em São Paulo, mas seguem abaixo dos custos de produção

Levantamento do Cepea aponta interrupção nas quedas, mas cenário ainda preocupa produtores


Publicado em: 23/09/2025 às 13:40hs

Preços da cebola se estabilizam em São Paulo, mas seguem abaixo dos custos de produção

Os preços da cebola apresentaram estabilidade na última semana (15 a 19 de setembro) nas principais regiões produtoras de São Paulo, segundo dados do Hortifrúti/Cepea. Apesar da pausa nas quedas consecutivas, os valores continuam em níveis considerados insatisfatórios pelos produtores.

Valores médios nas praças paulistas

De acordo com o levantamento, em Monte Alto (SP) a saca de 20 kg foi comercializada a R$ 15,50, enquanto em São José do Rio Pardo (SP) o valor médio ficou em R$ 17,00 por saca. A estabilidade interrompeu um período de desvalorização registrado nas semanas anteriores.

Oferta elevada pressiona o mercado

Pesquisadores do Cepea explicam que o alto volume de cebola disponível, tanto no estado quanto em outras regiões do país, continua limitando a possibilidade de recuperação dos preços. No entanto, a redução temporária da oferta em São Paulo, devido ao gradeamento de algumas áreas, contribuiu para segurar novas quedas.

Custos acima dos preços preocupam o setor

Mesmo com a estabilização, os preços seguem abaixo do custo de produção. Além disso, a dificuldade de escoamento da mercadoria tem acentuado os prejuízos para os produtores. O cenário pode resultar em cortes nos investimentos destinados à cultura na próxima safra, conforme relatam colaboradores do Hortifrúti/Cepea.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias