Publicado em: 03/10/2025 às 15:30hs
A Torrefação do Ano Brasil 2025, uma das principais competições de torra de cafés do mundo, adotará embalagens sustentáveis produzidas pela Packster. O campeonato, promovido pela Atilla Torradores, terá sua etapa final entre os dias 5 e 7 de novembro, durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.
Nesta edição, os competidores receberão embalagens recicláveis e personalizadas contendo dois cafés crus da Fazenda Santa Cruz, que deverão ser torrados utilizando os próprios equipamentos dos participantes. Depois da torra, os cafés serão enviados nas embalagens ecológicas para avaliação dos juízes. A cerimônia de premiação está marcada para 7 de novembro.
Segundo a diretora de marketing da Atilla Torradores, Séfora de Paula, a escolha da Packster reforça o compromisso com qualidade, sustentabilidade e transparência:
“Escolhemos a Packster porque primam pela qualidade do produto, profissionalismo no atendimento e preocupação com a sustentabilidade ambiental.”
A Packster adota práticas eco-friendly e oferece embalagens recicláveis e compostáveis, personalizáveis conforme a necessidade de cada cliente. O CEO da empresa, Jack Strimber, destaca a possibilidade de imprimir diferentes artes no mesmo pedido e adquirir apenas a quantidade necessária, contribuindo para redução de desperdício e fortalecimento da reciclagem no país.
Para ambos os organizadores, a embalagem influencia diretamente na experiência do consumidor, especialmente no mercado de cafés especiais. Segundo Séfora, além de preservar as características sensoriais do café, a embalagem deve proteger o grão da oxidação:
“O café torrado pode ter seu sabor prejudicado se a embalagem não possuir uma válvula de alta qualidade, que evite a entrada de oxigênio.”
Jack reforça que a combinação de qualidade, sustentabilidade, tecnologia e personalização permite comunicar valor, proteger o produto e respeitar o meio ambiente simultaneamente.
O design das embalagens foi criado por Isabella de Menezes, designer e fundadora da Tropicolor Design. O conceito gráfico busca traduzir tradição, cuidado e riqueza cultural do café.
A embalagem vermelha, que remete à cor institucional da Atilla Torradores, transmite força e intensidade, enquanto a amarela simboliza excelência e ouro, refletindo também a coloração natural dos grãos. Isabella explica a narrativa visual:
“O competidor recebe os grãos crus como um tesouro, que será ‘lapidado’ até que o melhor café seja revelado, e o campeão consagrado.”
Fonte: Portal do Agronegócio
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