Publicado em: 09/07/2025 às 16:30hs
A colheita de café dos cooperados da Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do Brasil, alcançou 40,4% da área total até o dia 4 de julho. O número representa um avanço de nove pontos percentuais em relação à semana anterior, mas ainda permanece abaixo do ritmo registrado nos dois anos anteriores.
Segundo a Cooxupé, em 2023, a colheita havia atingido 51,6% da área nesse mesmo período, enquanto em 2022 o índice era de 42,7%. O ritmo mais lento em 2024 é atribuído, principalmente, às condições climáticas desfavoráveis, com incidência de chuvas durante o período de colheita, o que dificulta os trabalhos no campo.
A safra da cooperativa é realizada por mais de 20 mil cooperados, que atuam nas principais regiões cafeeiras do país: Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e média mogiana do Estado de São Paulo. A sede da Cooxupé está localizada em Guaxupé (MG), e a cooperativa reúne produtores de mais de 360 municípios.
Os dados atualizados mostram o seguinte panorama por região:
Esses números indicam que, apesar do avanço semanal, a colheita ainda precisa ganhar ritmo para se aproximar dos níveis de anos anteriores, especialmente nas regiões onde o clima segue desafiador.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias