Café

Após mais de quatro anos de trabalho, produtor de Baependi é o supercampeão do Cupping de Cafés Especiais

Após quatro anos e meio se dedicando à cafeicultura, o produtor de Baependi, Ronaldo Antônio Maciel, foi o grande destaque no 5º Cupping de Cafés Especiais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS, durante a Semana Internacional do Café (SIC) 2021.


Publicado em: 03/12/2021 às 17:20hs

Após mais de quatro anos de trabalho, produtor de Baependi é o supercampeão do Cupping de Cafés Especiais

Ele conquistou a primeira colocação geral no concurso com o café Arábica Natural, variedade Catuaí Vermelho 144, somando 88,07 pontos. Ele também foi o primeiro colocado da região Mantiqueira de Minas.

“Eu não pude ir ao evento. Assim, o Leandro me ligou para contar e eu estava na roça, trabalhando. Fui pego de surpresa e custei acreditar”, lembrou o produtor, referindo-se ao técnico de campo, Leandro de Freitas Santos, responsável pelo acompanhamento da propriedade por meio do ATeG Café+Forte, oferecido por meio da parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS e o Sindicato dos Produtores Rurais de Baependi.

Ronaldo contou que ele e os irmãos herdaram terras do pai, as quais foram divididas, ficando, então, com três hectares. “Foi aí que decidi começar a plantar café. Hoje tenho um hectare com três mil pés. Pretendo ampliar a plantação para oito mil pés com auxílio do ATeG, que foi muito importante, trazendo melhorias e muito conhecimento técnico.”

Ele destacou que o resultado é fruto do trabalho que vem sendo colocado em prática desde que passou a integrar o ATeG Café+Forte. “Melhoramos tudo, manejo, cuidados... Por isso, creio que, quando fazemos da melhor forma, não tem como os bons resultados não aparecerem.”

A propriedade de Ronaldo é vizinha à propriedade do supercampeão do Cupping de Cafés Especiais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte do ano passado, seu cunhado, Marcelo dos Santos. “Nossas lavouras estão lado a lado. Assim, brincamos que temos que revezar a colocação no concurso e nos mantermos como destaque no cenário nacional.” Ronaldo afirmou, ainda, que pretende criar o rótulo, a fim de expandir seu negócio.

A secagem do café premiado é feita de forma lenta em terreiro suspenso. Foram mais de 60 dias secando.

O técnico Leandro, responsável pelo acompanhamento dos produtores por meio do ATeG Café+Forte, lembrou que Ronaldo, que produz café orgânico, estava desanimado quando começou a receber a assistência, em 2019. “Buscamos, então, por novas técnicas, identificamos as lavouras mais produtivas e as menos produtivas, a fim de propor que a colheita fosse feita diante de baixo custo, fazendo com que a atividade fosse realmente viável.”

Técnico premiado

Leandro, técnico de campo que acompanha o grupo de 30 produtores desde o início dos trabalhos de assistência técnica e gerencial, foi um dos destaques no 5º Cupping de Cafés Especiais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

“O ATeG agregou muito aos produtores e eu sempre busquei passar confiança a eles, não apena na parte técnica, mas também quanto ao aspecto emocional, fazendo com que os produtores acreditassem ser possível fazer com que o café produzido na região de Baependi ganhasse destaque nacional. Neste ano, tivemos os três primeiros colocados na categoria Mantiqueira de Minas de Baependi. Isso demonstra que a região é propícia devido à altitude e ao fato de termos um microclima muito favorável.”

Para o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS em Juiz de Fora, Wander Magalhães, a conquista de três prêmios via regional “é resultado do excelente trabalho que vem sendo desenvolvido por Leandro. Para o ano que vem, o planejamento é abrir novo grupo do ATeG Café+Forte naquela região. Será ótimo envolver mais produtores de café da regional”.

Fonte: Assessora de Comunicação Sistema FAEMG/SENAR/INAES - Regional Juiz de Fora

◄ Leia outras notícias