Biológicos e Bioinsumos

Com apenas uma safra de adubação biológica, plantação de algodão já apresenta incremento na produtividade

Números foram apresentados durante a etapa Cerrado Oeste do 'Desafio Microbioma Brasil' (DMB)


Publicado em: 08/11/2021 às 14:40hs

Com apenas uma safra de adubação biológica, plantação de algodão já apresenta incremento na produtividade

Menor resistência a penetração nos testes do penetrômetro e incremento frente a testemunha de 14,94 arrobas na produtividade da cultura de algodão. Esses foram os principais resultados apontados pelo Engenheiro Agrônomo Guilherme Ohl, da Consultoria CERES, em relação ao experimento apresentado durante a etapa Cerrado Oeste do 'Desafio Microbioma Brasil' (DMB).

O experimento, que tinha como objetivo avaliar os efeitos da aplicação do adubo biológico produzido com Microgeo® sobre os componentes produtivos e qualitativos da cultura do algodão, foi realizado na Estação Experimental Ceres Consultoria, que fica na cidade de Primavera do Leste (MT), durante a safra 2020/21. As aplicações foram feitas via sulco de plantio e foliar.

“O algodão é uma das culturas que a gente trabalha a vida do solo há muitos anos. Quem tem parente que plantou algodão em São Paulo e no Paraná na década de 80 sabe que esse pessoal falava que a gente tinha que amansar o solo. O algodão é muito ineficiente para absorção de alguns nutrientes, principalmente o fósforo. E a gente fez esse trabalho com a Biotecnologia Microgeo® pensando nisso, como fonte de melhoria da vida do solo”, explicou Ohl.

Durante a apresentação, o consultor contou que pretende continuar as análises e experimentos com a adubação biológica, especialmente em avaliações de fertilidade de solo. Em relação aos resultados, ele se disse muito satisfeito, pois a aplicação da Biotecnologia Microgeo® mostrou que realmente ajudou o algodão a buscar mais produtividade tanto em arroba de caroço, quanto de fibra e também uma massa de capulho superior. "Isso foi muito interessante para uma aplicação de primeiro ano já respondendo. Uma produtividade quase que 4% acima do tratamento padrão, já valendo seu investimento, seu custo benefício", disse Ohl.

O DMB é uma idealização dos fundadores da Microgeo️, empresa 100% brasileira do setor de biológicos, é pioneiro no país e foi inspirado no evento de âmbito internacional “Plant Microbiome Symposium”. Voltado às instituições de pesquisa e consultores do ramo do agronegócio, o objetivo do desafio é incentivar discussões sobre a importância do microbioma do solo na agricultura. Além disso, a proposta é compartilhar com agricultores de todo o país os resultados obtidos com o uso do adubo biológico produzido com Microgeo®, em propriedades participantes de 4 regiões do Brasil, para a prática da sustentabilidade no agronegócio. “É muito gratificante ver que os consultores de todo país têm se empenhado nos experimentos e vêm obtendo resultados positivos em diferentes culturas. Com isso garantimos o objetivo do Desafio que é divulgar experiências e resultados que facilitem a vida dos produtores”, disse Paulo D´Andréa, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Microgeo.

 

Fonte: Microgeo

◄ Leia outras notícias