Aveia, Trigo e Cevada

SC: projeto quer fomentar cevada

Do cereal se extrai o malte, um dos principais ingredientes da cerveja


Publicado em: 03/12/2021 às 11:50hs

SC: projeto quer fomentar cevada

A cevada é um cereal do qual se extrai o malte, um dos principais ingredientes da cerveja. O projeto de fomento desse grão em SC é coordenado pela Ambev com parceria da Epagri – que é responsável pela extensão rural; da Udesc – que realiza pesquisas na área de sanidade vegetal; e da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, que possui o Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno Destinados à Produção de Grão.

“Santa Catarina tem bastante potencial agronômico para a cevada. Por isso, acreditamos no sucesso desse projeto e seu impacto positivo para a geração de oportunidades aos agricultores”, explica Felipe Sommer, coordenador do Projeto Fazenda Santa Catarina da Ambev.

Com o Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno Destinados à Produção de Grão, o setor produtivo catarinense está mobilizado para reduzir a dependência de milho e os custos de produção, além de trazer mais uma alternativa de renda para os agricultores – que poderão ocupar as lavouras também no inverno. Para isso, a Secretaria da Agricultura oferece uma subvenção de R$ 250,00 por hectare efetivamente plantado com cereais de inverno, num limite de 10 hectares por produtor.

Além de abastecer a indústria, a cevada pode ser utilizada também para alimentação animal. A produção adquirida pela Ambev, quando não aproveitada na fabricação de cerveja, é revendida para fábricas de ração em Santa Catarina. “A produção de cevada casa perfeitamente com nosso projeto de incentivo ao plantio de cereais de inverno. Queremos que os produtores ocupem suas lavouras também no inverno, produzindo trigo, triticale, centeio, aveia ou cevada. Temos boas expectativas nesse projeto e ficamos felizes em encontrar apoio também na indústria”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva.

No dia 3 de dezembro, a Epagri e a Ambev reúnem produtores rurais do Planalto Serrano para apresentar o projeto de fomento da cevada em SC. O evento será na Fazenda Santa Catarina, de propriedade da Ambev, onde a empresa possui um campo experimental para produção do grão, conduzido pelo agricultor Osvaldo Unicini com assistência técnica da Epagri. No local os participantes terão oportunidade de visitar a plantação e conhecer os resultados prévios da safra 2021. O evento iniciou às 9h.