Arroz

Para repor estoques de arroz, interesse do comprador aumenta

O mercado brasileiro de arroz segue com preços próximos à estabilidade neste início de 2022


Publicado em: 24/01/2022 às 11:50hs

Para repor estoques de arroz, interesse do comprador aumenta

Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca de 50 quilos do arroz em casca era cotada por um valor médio de R$ 62,47 no dia 19 de janeiro, 0,64% mais alta frente ao mesmo período do mês anterior, mas ainda 30,70% inferior quando comparada ao mesmo momento do ano passado.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gabriel Viana, os compradores de arroz em casca ficaram mais ativos no mercado, inclusive elevando os valores ofertados pelo cereal, devido à necessidade de repor estoques. “Agentes de tradings também estiveram interessados em novas negociações para exportação”, frisa.

Já do lado vendedor, produtores se mantiveram cautelosos e seguiram limitando o número de lotes para venda, aguardando melhor alinhamento do mercado. “Vale ressaltar, porém, que os preços do casca vêm se mantendo na casa dos R$ 62,00 por saca desde 30 de novembro de 2021”, lembra. “A pouca oscilação em um período relativamente longo pode ser indicativo de que os valores chegaram ao patamar mínimo aceitável por vendedores”, pondera.

O plantio do arroz avançou para 97,3% da área estimada para a temporada 2021/22 nos seis principais estados produtores do Brasil (Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que representam 87% do total), conforme levantamento semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados recolhidos até 15 de janeiro. Na semana anterior, a semeadura estava em 95,5%. Em igual período do ano passado, o número era de 97%.

Fonte: Agência SAFRAS

◄ Leia outras notícias