Arroz

Mato Grosso está perto de finalizar plantio de arroz e Conab mantém previsão de aumento

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) manteve a previsão de aumento na produção de arroz em Mato Grosso. De acordo com a autarquia federal, a estimativa é de que o Estado 408 mil toneladas do cereal na atual safra, 0,9% a mais que na temporada anterior


Publicado em: 22/01/2021 às 12:40hs

Mato Grosso está perto de finalizar plantio de arroz e Conab mantém previsão de aumento

Em seu quarto boletim de safra, a Conab detalhou que, em Mato Grosso, a semeadura do arroz atingiu 55% até o final de dezembro, “com relatos de atraso, além do replantio pontual nas regiões Médio-Norte e Norte do Estado decorrente da escassez de chuvas”. A expectativa, segundo a companhia, é que a semeadura seja finalizada este mês.

“Em termos de área cultivada, a maior concorrência por espaço com a soja e clima adverso não prejudicou o incremento do cultivo do cereal, que cresceu 4,3% em âmbito estadual, saindo de 118,7 mil hectares na safra 2019/20 para 123,8 mil hectares na atual. Os bons preços atribuídos ao arroz é o principal fator de atratividade para a cultura”, destacou a autarquia.

Ainda conforme a Conab, em regiões com maiores áreas de abertura e reforma de pastagem, tais como o Araguaia, houve aumento na área destinada à cultura. Em contrapartida, houve recuo “em menor magnitude nas regiões Norte e Médio-Norte devido ao registro de mais casos de replantio”.

De acordo com o levantamento da Conab, a produtividade média deverá ter queda de 3,2%, atingindo rendimento de 3,2 mil quilos por hectare.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias