Publicidade
Arroz

Arroz brasileiro mira mercado das Filipinas com articulação do Irga e foco no segmento premium

Instituto apresentou demanda à Embaixada do Brasil em Manila; acesso ao país asiático ainda depende de acordo fitossanitário


Publicado em: 05/11/2026 às 10:35hs

Arroz brasileiro mira mercado das Filipinas com articulação do Irga e foco no segmento premium
Foto: Paulo Rossi

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) iniciou uma articulação para viabilizar o acesso do arroz brasileiro ao mercado das Filipinas. Durante missão ao país asiático em outubro, a instituição apresentou o interesse do setor à Embaixada do Brasil em Manila e discutiu oportunidades comerciais para o produto nacional.

A entrada do arroz brasileiro no destino, entretanto, ainda depende de um acordo fitossanitário entre os dois países. A agenda buscou encaminhar essa demanda e aproximar o setor das perspectivas de consumo no mercado asiático.

Abertura de mercado foi discutida com a Embaixada brasileira

A reunião contou com representantes do Setor de Promoção Comercial (Secom) e do Escritório do Adido Agrícola da Embaixada do Brasil.

Na ocasião, o Irga formalizou, pela primeira vez, seu interesse na abertura do mercado filipino ao arroz nacional. A iniciativa representa uma etapa de articulação institucional para buscar as condições necessárias ao comércio do cereal.

O Instituto foi representado pelo diretor Comercial, Juandres Horbe Antunes, responsável por apresentar a demanda durante a missão.

Estratégia busca posicionar arroz brasileiro no segmento premium

Além do acesso comercial, a agenda incluiu uma proposta de posicionamento do arroz brasileiro no segmento premium do mercado asiático.

A estratégia foi apresentada durante a participação do Irga na 2026 International World Rice Conference (IWRC), realizada em Makati, na região metropolitana de Manila.

A presença no encontro permitiu acompanhar os debates sobre o comércio internacional do cereal e avaliar oportunidades para ampliar a participação brasileira em mercados externos.

Conferência reuniu compradores e lideranças do setor arrozeiro

Organizada pela The Rice Trader, a conferência reuniu aproximadamente 400 participantes, entre compradores, autoridades e representantes da cadeia mundial do arroz.

Para o Irga, a missão combinou a identificação de oportunidades comerciais com a apresentação de uma demanda que ainda precisa avançar no âmbito fitossanitário. A eventual abertura das Filipinas poderá acrescentar um novo destino às possibilidades de exportação do arroz brasileiro.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias