Algodão

Tecnologia garante boas safras na Bom Futuro

Planejamento, monitoramento via aplicativos e inteligência de dados fazem a base de sucesso na implantação das safras


Publicado em: 20/10/2021 às 08:40hs

Tecnologia garante boas safras na Bom Futuro

A agricultura se modernizou e há muita tecnologia no campo a favor do produtor. Diversas ferramentas são utilizadas para uma visão ampliada das lavouras. “É como olhar uma fazenda, uma região ou a empresa inteira em uma tela, e poder acompanhar se determinado processo está caminhando conforme o planejado”, afirma David Mendes, gerente de Inovação Digital e Planejamento Agrícola da Bom Futuro. Para que isso funcione, há uma riqueza de fontes de dados gerando informação de qualidade o tempo todo, explica o gestor.

O sucesso e a economia de recursos em uma lavoura não vêm somente de uma fonte, segundo Mendes. O mercado é volátil, os custos mudam safra após safra – especialmente para os insumos agrícolas. “Devido à análise e planejamento de cenários nos preparamos para a alta nos custos de fertilizantes e defensivos, antecipando a aquisição de produtos com demanda crescente, por exemplo”, diz Mendes.

Quando os produtos estão “dentro de casa”, é preciso otimizar o uso para que não haja desperdício ou má utilização – é quando a equipe técnica de manejo da Bom Futuro entra em ação. São 30 encarregados em agricultura de precisão e centenas de coordenadores técnicos de lavoura treinados para auxiliar o trabalho, executando a correção de solo por ambiente de produção.

“Por exemplo, é realizada a análise de solo direcionadas e estruturadas em uma área da fazenda, para que haja uma boa leitura dos indicadores nutricionais, permitindo aplicar os insumos em taxa variável ou direcionada para célula específica, sem desperdício e permitindo alcançar o seu maior potencial produtivo. Em anos de baixa oferta de insumos ou de valores para a aquisição dos mesmos estarem elevados, o uso racional destes recursos proporcionará resultados satisfatórios”, conta o gerente.

O manejo e a disponibilidade de variedades de sementes fazem toda a diferença, segundo o gerente. A Bom Futuro tem campos de sementes que permitem trabalhar com agilidade nos cenários previstos no planejamento de safra. “Permite mudarmos quando for necessário e colocar uma variedade adequada para aquela janela de plantio, mesmo em cenário de seca, permitindo alterarmos o posicionamento de uma variedade para que fique mais adequada à janela de plantio, focando na implantação da segunda safra com algodão e milho.”, comenta Mendes.

Após a implantação das lavouras, as equipes da Bom Futuro fazem relatórios diários dos monitoramentos a campo, usando os aplicativos especializados na coleta da informação. O estudo de condições climáticas e recursos de previsão do tempo a longo prazo, aliado ao incremento das estações meteorológicas, dão assertividade ao processo.

“Nesses casos, há o risco de possível replantio, o que leva a um gasto a mais com combustível e sementes. Por isso, ficamos atentos para não errar no que está dentro da nossa capacidade de gestão: ter um bom funcionamento mecânico, adotar agricultura de precisão, fazer tratamento de sementes, sempre de olho para minimizar o prejuízo”.

A avaliação fitossanitária realizada pelos monitores técnicos nas lavouras foi direcionada para um aplicativo de celular que apresenta quando há a incidência de pragas, doenças ou ervas daninhas no ponto exato dentro do talhão a ser trabalhado, por meio de um mapa de calor ou mapa de ocorrência georreferenciado. Dessa forma, a aplicação dos defensivos agrícolas é feita pontualmente, reduzindo a quantidade utilizada e gerando economia, além de ser uma prática responsável ambientalmente. Os técnicos também são alertados, nesse monitoramento, sobre os talhões onde foram aplicados defensivos químicos e não devem ser visitados por medida de segurança.

A utilização de telemetria nos maquinários agrícolas proporcionou à empresa uma visão ampliada das condições de uso destes equipamentos “Temos painéis de gestão de frota, onde monitoramos o consumo de combustível, acompanhamos as condições de cada máquina e sabemos se está parada ou em trabalho. Alertas e relatórios diários tem contribuído com este processo, sabemos onde e em tempo real as condições da operação que está sendo executada, nos permitindo agir rapidamente para não ter prejuízos”, detalha David Mendes.

Fonte: Dialog Assessoria e Comunicação

◄ Leia outras notícias