Algodão

MT exportou menos algodão em setembro

Volume foi 26,37% menor que o mês de agosto e 15,12% abaixo do mesmo período do ano passado


Publicado em: 18/10/2021 às 19:20hs

MT exportou menos algodão em setembro

Em setembro, o ritmo das exportações da pluma mato-grossense foi menor que o mês de agosto e em relação ao ano passado segundo levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Aplicada (Imea).

No último mês, Mato Grosso exportou apenas 60,69 mil toneladas, volume esse 26,37% menor que o mês de agosto e 15,12% abaixo do exibido no mesmo período do ano passado. Por outro lado, o acumulado do ano apresentou a marca de 992 mil toneladas, volume 24,59% maior que o do mesmo período do ano passado.

Os principais compradores da fibra mato-grossense até agora foram a China, com 222 mil toneladas, seguida do Vietnã (198 mil toneladas) e Bangladesh (147 mil toneladas). "Para os próximos meses espera-se que o ritmo acelere, devido ao avanço do beneficiamento da safra e à aproximação dos vencimentos de contrato — maior volume de vencimento em dezembro", diz o Imea.

No entanto, as questões logísticas ainda são uma preocupação do Brasil, e com a entrada da produção dos EUA, a disputa por navios e contêineres na América Latina poderá se intensificar no próximos meses. Veja o desempenho na tabela abaixo:

algodao-mt-exportacao