Publicado em: 22/10/2024 às 18:20hs
Mato Grosso foi responsável por 52,18% das exportações de algodão do Brasil em setembro, enviando 88,46 mil toneladas ao mercado externo. Este volume representa o quarto maior registro de embarques para o mês em comparação com os anos anteriores, conforme dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do governo federal.
A China se destacou como a principal compradora, importando 23,70 mil toneladas, seguida pelo Paquistão, que adquiriu 18,30 mil toneladas. Embora o estado tenha exportado 9,62 mil toneladas a menos em relação ao mesmo mês do ano anterior, o acumulado da safra, que abrange os meses de agosto a setembro, totaliza 152,36 mil toneladas, o que constitui o segundo maior resultado da série histórica.
O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) prevê um novo recorde nas exportações para a safra 2023/2024. À medida que o processo de beneficiamento avança no estado, a expectativa é de que o ritmo de embarques se intensifique até o final do ano, período em que Mato Grosso tradicionalmente realiza o maior volume de exportações.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias