Algodão

Bloomberg: China devia substituir fazendas de algodão em Xinjiang por criação de suínos

A suinocultura pode se tornar um pilar da indústria na região e fornecer 10% da produção do país


Publicado em: 15/04/2021 às 12:50hs

Bloomberg: China devia substituir fazendas de algodão em Xinjiang por criação de suínos
Foto: Fazenda de suínos na China

A China deveria construir mais fazendas de suínos em Xinjiang, já que sua indústria de algodão está sob a ameaça do declínio da fertilidade do solo, de acordo com um pesquisador do governo, comentando depois que algumas empresas internacionais evitaram a fibra produzida na região sob alegações de trabalho forçado.

A suinocultura pode se tornar um pilar da indústria na região e fornecer 10% da produção do país, acima dos 1% atuais, escreveu Mei Xinyu, um pesquisador do ministério do comércio. Xinjiang já cultiva mais de 80% do algodão do país, e algumas dessas fazendas de suínos substituiriam os campos semeados com a fibra degradada.

A sugestão veio depois que os EUA proibiram as importações de produtos têxteis contendo algodão de Xinjiang em protesto contra os supostos maus-tratos de sua minoria muçulmana uigur, e vários países ocidentais impuseram sanções à China pela mesma questão.

O algodão é a safra mais lucrativa da região, e a rotação para outras safras não é do interesse dos produtores e é difícil de conseguir em grande escala, disse Mei no relato WeChat do Beijing News, um jornal do governo. A única opção viável é construir mais fazendas de suínos, disse ele, e eles podem usar grãos locais para alimentar os porcos ou importar suprimentos de países vizinhos.

O Corpo de Produção e Construção de Xinjiang, uma entidade afiliada aos militares , e outros grupos já começaram a construir várias fazendas de suínos em grande escala, o que aumentará a produção significativamente nos próximos dois anos. Nesse ínterim, os dejetos das fazendas poderiam ser usados ​​para aumentar a fertilidade do solo, que foi exaurida pelo uso extensivo de fertilizantes químicos, disse Mei.

“A maneira mais desejável de resolver esse problema é criar porcos e algodão simultaneamente, e devolver uma grande quantidade de esterco das fazendas de suínos aos campos após o tratamento para melhorar a fertilidade do solo e aumentar os lucros”, disse Mei.

A China deve expandir as fazendas de suínos em áreas como Xinjiang e Heilongjiang, que são menos intensivas em população do que as províncias do interior como Sichuan, Hunan e Henan, que dominam a produção de suínos do país, disse Mei. Os surtos de peste suína africana que começaram em 2018 reduziram os rebanhos de suínos pela metade e fizeram as importações de carne dispararem para um recorde.

Fonte: Bloomberg

◄ Leia outras notícias