T. da Informação

Nestlé Brasil lança chatbot em WhatsApp para ajudar agricultores nas fazendas de cacau

O assistente virtual Theo, inspirado no nome científico para o cacaueiro, Theobroma Cacao, vai tirar dúvidas sobre o plantio e cultivo do cacau


Publicado em: 16/11/2021 às 15:40hs

Nestlé Brasil lança chatbot em WhatsApp para ajudar agricultores nas fazendas de cacau

A Nestlé divulga essa semana o lançamento do Theo, um assistente virtual que, via chatbot, vai responder a dúvidas técnicas de agricultores sobre as fases de cultivo do cacau no campo. Por meio de inteligência artificial, mas buscando uma identificação humanizada com o produtor, o assistente virtual é uma iniciativa inédita para os agricultores e foi programado para responder as dúvidas diretamente pelo WhatsApp, de forma interativa e dinâmica. 

Desde 2010, a Companhia possui um programa de boas práticas na cadeia do cacau, o Nestlé Cocoa Plan, com foco no desenvolvimento socioambiental e na evolução da qualidade. Atualmente são mais de 1,1 mil produtores certificados, além do uso de geomonitoramento em fazendas fornecedoras que aumenta o grau de rastreabilidade da matéria-prima - por meio de imagens de satélite, é possível monitorar de forma contínua as propriedades e eventuais alterações na cobertura do solo, além de sinais de desmatamento. A meta da Nestlé é ter 100% da cadeia de fornecimento de cacau brasileira certificada até 2025. 

Theo, o assistente virtual, teve seu nome inspirado no termo Theobroma Cacao, nome científico para o cacaueiro. "O Theo é a personificação do agrônomo. Desenvolvemos o chatbot para auxiliar cada vez mais os agricultores com informações técnicas e de fácil acesso, compartilhando de maneira simples informações sobre as boas práticas no cultivo do cacau. O Nestlé Cocoa Plan nos coloca ao lado do agricultor e isso permite entender quais são as suas dúvidas e como podemos ajudar no dia a dia", comenta Pedro Malta, Head de Agricultura da Nestlé. 

Com informações técnicas e cientificas, o chatbot utiliza como base informações do Boletim Técnico No 221 da CEPLAC, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, do Ministério da Agricultura. O chatbot tira dúvidas sobre plantio, irrigação, poda, colheita e questões nutricionais, entre outras. Para tirar dúvidas, basta o agricultor enviar uma mensagem para o número (27) 99901-1960. Mais detalhes sobre o Theo podem ser encontradas no vídeo. 

Nestlé CocoaPlan 

A Nestlé lançou em 2010 no Brasil o Nestlé Cocoa Plan, programa de sustentabilidade para a cadeia do cacau. Os agricultores interessados passam por uma inspeção que confere o cumprimento do código de conduta do programa seguido de auditorias por empresas independentes. A rastreabilidade passa por um constante processo de evolução que tem o objetivo de garantir a produção responsável, combinando o desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva do cacau, com ênfase no atendimento a critérios de qualidade e a conformidade social e ambiental dos parceiros rurais. É voltado a produtores, cooperativas e parceiros agrícolas, que passam por treinamento e recebem recomendações para atuar dentro dos parâmetros do programa. Além disso, a empresa exige, no cadastro do fornecedor de derivados de cacau, o cumprimento do Código de Conduta da Nestlé e da Norma de Fornecimento Responsável. Em 2019, a empresa anunciou o objetivo global de prover 100% do cacau usado em produtos de confectionery por meio do Nestlé Cocoa Plan até 2025. A companhia possui atuação direta com mais de mil produtores participantes, dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará e Rondônia.