T. da Informação

Inteligência Artificial ganha espaço no agronegócio

Novas tecnologias promovem a sustentabilidade e a agricultura natural


Publicado em: 07/10/2021 às 07:40hs

Inteligência Artificial ganha espaço no agronegócio

O avanço tecnológico no agronegócio é uma realidade. No Brasil, estudo realizado pelo Sebrae, juntamente com a Embrapa e o Inpe, aponta que 84,1% dos produtores rurais fazem uso de pelo menos uma tecnologia digital durante as práticas produtivas. O cenário, então, é de oportunidades para inovações, como a inteligência artificial.

Uma das protagonistas desse cenário é a Kimitec, multinacional especializada em biotecnologia e na comercialização de produtos como biopesticidas, bioestimulantes, prebióticos e probióticos. Dando continuidade ao intenso processo de apresentar soluções diferenciadas que propiciam altos índices produtivos, a empresa apresentará diversas novidades na Fruit Attraction 2021, em Madrid (Espanha), entre os dias 5 e 7 de outubro. 

Alejandro de las Casas Pérez, CEO Internacional da Kimitec, explica que a Fruit Attraction será uma grande oportunidade para destacar os diferenciais da empresa. "Temos como objetivo contribuir para que o agronegócio tenha um modelo natural e livre de agrotóxicos. Quem visitar o nosso estande, conhecerá nossas diversas iniciativas a favor do meio ambiente e da produtividade”, observa.  

Um dos destaques da Kimitec (pavilhão 07, estande N. 7D12) no evento será a tecnologia de inteligência artificial. A solução promete ser mais assertiva na produção de insumos para o campo. Trata-se de um mecanismo que auxilia na pesquisa e no desenvolvimento de compostos naturais eficazes e produtivos para a agricultura. “Milhões de neurônios artificiais atuam na procura por realidade evidentes e não evidentes na natureza, de modo a conceber com maior agilidade e eficiência insumos biológicos e sustentáveis capazes de aumentar a produtividade e a qualidade dos cultivos do agronegócio”, explica Alejandro de las Casas Pérez, CEO Internacional da empresa.

Ainda no Fruit Attraction, a Kimitec apresentará o Invierna, um sincronizador de brotação natural que é tão eficaz quanto o padrão químico. “Com esse produto, a brotação ocorre de maneira uniforme, garantindo melhores resultados para o produtor sem que haja risco de acúmulo de componentes químicos nos frutos e no solo”, diz o CEO Internacional. O Invierna foi desenvolvido pelo MAAVi Innovation Center, maior centro de pesquisa dedicado à agricultura natural da Europa e um dos maiores centros de biotecnologia do mundo.

Outra novidade da Kimitec será os MAAVi Labs, que têm como principal meta contribuir para o agronegócio atingir o Resíduo Zero. “Com essa iniciativa, vamos colaborar com as determinações da estratégia Farm to Fork estabelecidas para a Europa, estimulando a sustentabilidade plena e beneficiando diretamente o meio ambiente. Diversas empresas já participam do MAAVi Labs, como  Frutas BOLLO, Primaflor e Unica Group”, pontua Alejandro de las Casas Pérez.

Durante a Fruit Attraction, a Kimitec também ministrará palestras especiais para apresentar o Invierna e todas as demais novidades. Os eventos ocorrerão na Sala Retiro, localizada no mezanino dos pavilhões 8 e 10, ao lado do Centro de Convenções Norte (IFEMA), na quarta-feira, 6 de outubro, das 10h às 12h e também das 12h30 às 14h30.

O portfólio completo da Kimitec poderá ser conferido na Fruit Attraction, incluindo biopesticidas, bioestimulantes, prebióticos e probióticos. O catálogo de produtos tem resultados comprovados em diversos cultivos, com vários perfis de clientes.