Pesquisas

Parcerias internacionais fortalecem pesquisas sobre o greening

Como parte do Projeto Pré-HLB, Fundecitrus e instituições parceiras promovem intercâmbio de profissionais para pesquisas sobre o greening. Nos últimos meses, o Fundecitrus recebeu uma pesquisadora da Universidade de Amsterdã (Holanda) e enviou uma pesquisadora para a Universidade de Valência (Espanha).


Publicado em: 19/05/2022 às 09:40hs

Parcerias internacionais fortalecem pesquisas sobre o greening

Contando com a expertise de mais de 100 pesquisadores e técnicos de 24 instituições de dez países, o Projeto Pré-HLB busca soluções para o controle do greening, em uma iniciativa da União Europeia para fomentar pesquisa e inovação – embora a doença não esteja presente na Europa, o projeto estabelece ações para prevenir a chegada do greening. No Brasil, Fundecitrus, Embrapa e Unesp-Jaboticabal integram a parceria.

O Fundecitrus participa de diversos subprojetos de curto, médio e longo prazo, com foco em pesquisas para a identificação e incorporação da resistência ao greening em variedades comerciais e que também buscam entender a relação entre bactéria, inseto vetor e plantas de citros.

Há cerca de três anos, estudos do Fundecitrus já confirmaram a resistência ao greening em plantas de Microcitrus e Eremocitrus. A partir de então, plantas híbridas estão sendo geradas pelo cruzamento dessas espécies resistentes com variedades suscetíveis e pesquisas estão sendo realizadas para identificação dos genes que conferem resistência à doença.

Nos intercâmbios recentemente realizados, estão sendo desenvolvidos estudos e análises sobre genes candidatos à resistência e também sobre as interações metabólicas e moleculares (metabolômica) entre bactéria/planta e bactéria/psilídeo. Essas atividades são importantes para acelerar a obtenção de resultados e para integrar as atividades entre os diversos grupos de pesquisa.   

No final do mês de maio, um grupo de pesquisadores da Espanha também deve visitar o Fundecitrus.

Saiba mais sobre o projeto na edição Nº 55 da Revista Citricultor:.

Fonte: Fundecitrus

◄ Leia outras notícias