Pesquisas

Genética molecular pode tornar azeitonas saudáveis

Até agora, os genomas de duas variedades de azeitonas europeias foram sequenciados


Publicado em: 21/07/2021 às 17:00hs

Genética molecular pode tornar azeitonas saudáveis

Cientistas da China reuniram um genoma de alta qualidade de uma espécie de azeitona europeia e identificaram mais de 200 genes importantes para seu melhoramento genético e aumento de moléculas saudáveis. Os cientistas também revelaram que uma parte do DNA da azeitona é semelhante ao da soja e do girassol, e que eles estão geneticamente mais próximos da planta Olea oleaster ( azeitona selvagem). 

Azeitonas, conhecidas por seu sabor amargo característico, são muito procuradas devido à popularidade do azeite produzido a partir delas. Os benefícios do azeite de oliva para a saúde são bem conhecidos, abrangendo desde efeitos antivirais, anticâncer e até anti-hipertensivos. Esses benefícios são atribuídos à 'oleuropeína', o secoiridoide mais abundante encontrado nas azeitonas. 

Um método eficaz para melhorar a qualidade dos produtos vegetais é usar métodos moleculares para manipular seus genes e melhorar seu desempenho. No entanto, no caso das azeitonas, isso permanece um desafio, devido à falta de dados genômicos suficientes. 

Até agora, os genomas de duas variedades de azeitonas europeias foram sequenciados. Mas para decifrar totalmente a composição da sequência do material genético, a montagem computacional desses genomas é essencial. Isso tem sido difícil de fazer com azeitonas, devido ao grande número de sequências repetitivas em seus genomas e sua natureza complexa. 

Uma equipe de cientistas da China, liderada pelo Dr. Guodong Rao, tentou enfrentar esse desafio usando as mais recentes tecnologias de sequenciamento para montar esses genomas. O Dr. Rao explica: "Em nosso estudo, um genoma de oliva de alta qualidade foi obtido no nível cromossômico, o que melhorou muito a versão anterior dos genomas." Seu estudo foi publicado na Horticulture Research.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias