Conectividade e Digital

Suzano lança desafio em busca de parceiros para desenvolvimento de novas aplicações ao papel

Iniciativa almeja engajar parceiros de inovação na identificação de uso de soluções renováveis para a substituição de produtos de origem fóssil


Publicado em: 16/05/2022 às 15:20hs

Suzano lança desafio em busca de parceiros para desenvolvimento de novas aplicações ao papel

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, lança uma nova iniciativa de Inovação Aberta na Unidade de Papel e Embalagem (UNPE), chamada Open Innovation – O Papel é o Futuro. A expectativa é conectar a companhia com players do mercado que possam utilizar os papéis do portfólio da empresa – incluindo as marcas mais tradicionais e os últimos lançamentos – como insumo no desenvolvimento de novos produtos para substituir itens e embalagens que atualmente usam matérias-primas de fontes não renováveis em sua composição.

O objetivo é a solução proposta impactar positivamente uma ou mais áreas da sociedade, como economia circular, agronegócio, saúde, mobilidade, infraestrutura, transporte de mercadorias, logística, cosméticos, entre outras. 

O desafio é voltado a startups, empresas, pesquisadores(as) e pessoas físicas. A ideia é que, futuramente, esses players possam se tornar clientes e/ou parceiros da companhia. Além disso, ao participarem da iniciativa, os selecionados passarão por um programa de aceleração equity free, com acesso a treinamentos, mentorias e iniciativas de networking, além de estreitar seus laços com a Suzano e a sua rede, possibilitando diversos modelos de negócio e co-desenvolvimento.  

A Suzano acredita que um mundo mais sustentável se constrói a partir de atitudes transformadoras que possam beneficiar a sociedade e o meio ambiente. Iniciativas como essa vão ao encontro de uma das metas de longo prazo da companhia – também chamadas de “Compromissos para Renovar a Vida” –, de disponibilizar, até 2030, 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável que possam substituir plásticos e derivados do petróleo. 

 “Buscamos constantemente ampliar o nosso papel na cadeia e na sociedade, contribuindo para uma economia regenerativa e circular. Para isso, entendemos ser necessário agir de forma colaborativa, envolvendo diversos públicos, e contamos com parceiros de inovação para nos ajudar nessa jornada de construção de um futuro mais sustentável”, afirma Guilherme Monteiro, Gerente Executivo de Estratégia e Marketing da Suzano. 

As inscrições para participar do desafio podem ser feitas por meio da plataforma Sway (https://sway.office.com/NZqgbnACMGMaDoLE) até 03 de junho. De forma a explicar melhor o desafio, esclarecer eventuais dúvidas e se aproximar do público de interesse, a companhia promoverá uma live em maio, na página @positivesuasideias no Instagram. Na ocasião, além de Monteiro, estará presente a líder de Inovação Aberta da Suzano, Beatriz Claudino.