Publicado em: 06/06/2025 às 08:00hs
A AGREDU, primeira startup brasileira de educação voltada para o agronegócio, chegou para transformar o treinamento de equipes comerciais do setor. Por meio de uma plataforma inovadora, a startup oferece uma jornada completa de capacitação diretamente pelo WhatsApp, facilitando o acesso e o aprendizado dos vendedores.
Ao acessar a plataforma pela primeira vez, o usuário realiza um teste que avalia dez habilidades socioemocionais essenciais para o desempenho em vendas. Com base nesse diagnóstico, a inteligência artificial integrada à AGREDU analisa o perfil do aluno, identificando pontos fortes e áreas que precisam ser desenvolvidas. Assim, o vendedor recebe um plano de capacitação contínuo, personalizado e alinhado às suas necessidades para melhorar o fechamento de negócios.
O treinamento oferece materiais em formatos diversos, como vídeos, áudios e questões interativas, garantindo que o aprendizado seja adequado ao estilo do aluno. Além disso, os usuários têm acesso a uma Comunidade Exclusiva do agronegócio, onde podem trocar experiências, participar de mentorias, eventos e acompanhar atualizações e tendências do mercado.
A AGREDU é resultado da parceria entre a Pro Solus, empresa especializada em soluções tecnológicas para o agro, e o Grupo Integrado, instituição paranaense com 38 anos de experiência no ensino e inovação. A Pro Solus contribuiu com recursos financeiros e know-how técnico, enquanto o Grupo Integrado investiu parte do seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC) de R$ 5 milhões e disponibilizou especialistas para desenvolver conteúdos focados em habilidades comerciais, comunicação e mercado.
Segundo Marcelo Curbete, diretor da Pro Solus, “os profissionais da área comercial frequentemente enfrentavam dificuldades para fechar vendas, muitas vezes pela falta de conhecimento técnico dos produtos e carência em habilidades comerciais e interpessoais.” A AGREDU nasceu para suprir essas lacunas, fortalecendo a performance das equipes.
Em menos de um mês após o lançamento, a plataforma já conta com cerca de 460 usuários e foi uma das três finalistas do Prêmio Bett Brasil Edtech Awards, na categoria Early Stage. Os investidores planejam alcançar 14 mil usuários até 2027, ampliando a atuação da AGREDU no agronegócio.
Fabrício Pelloso Piurcosky, head de Inovação do Grupo Integrado, destaca: “Investir em projetos que fomentem inovação está no nosso DNA. Queremos ampliar nosso suporte a startups do agro, saúde, educação e setores afins.” Em outubro de 2024, o Grupo também investiu em outra startup, a fintech Baasic.
O acesso à plataforma AGREDU é feito por meio de assinatura individual mensal, que pode ser cancelada a qualquer momento. O plano custa R$ 79,90 por mês, proporcionando uma solução acessível para capacitação contínua e especializada.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias