Agricultura Precisão

Tecnologia via satélite permite amplo monitoramento da safra

Com ferramenta, é possível acompanhar informações sobre avanço de colheita, volume e risco associado a questões ambientais


Publicado em: 24/02/2021 às 08:20hs

Tecnologia via satélite permite amplo monitoramento da safra

As soluções digitais são grandes aliadas dos produtores rurais, tradings de grãos, securitizadoras, agroquímicas, revendas e bancos. Com elas, é possível fazer um amplo monitoramento da safra, gerando relatórios abrangentes e precisos, que serão fundamentais para diversas análises a serem feitas durante o processo produtivo, contribuindo diretamente para se atuar de forma preventiva. 

Dentro deste contexto, se destaca a plataforma desenvolvida pela agritech Inspecto Agri, especializada em serviços de auditoria, monitoramento, inspeções, testes e certificação. Fundada em 2018 para ajudar os players do agronegócio nos constantes desafios do setor e nas demandas de Monitoramento de Crédito e TIC (Teste Inspeção e Inspeção e Certificação) com mão de obra especializada, a empresa desenvolveu uma plataforma online que permite ao cliente acompanhar, de onde ele estiver, informações importantes (avanço de colheita, volume e  fatores de risco envolvidos no processo de crédito e originação), gerar instrumentos de financeiros, documentos e ainda consultar toda documentação pertinente a operação.

De acordo com Genival Nascimento, Head Comercial e de Desenvolvimento de Mercado da startup, a tecnologia da Inspecto Agri, utilizada pelos maiores players do Brasil, permite o monitoramento de garantias in loco e via satélite. "A solução é ideal para o acompanhamento de contratos de originação para prevenção de Washout, além de mitigação de risco, objetivando a diminuição da exposição do credor ou originador. Temos a expertise de cruzar dados obtidos de forma presencial com dados de satélite e, principalmente, a possibilidade de olhar carga a carga, garantindo que todo o grão daquele instrumento de crédito está indo de fato para o destino correto. Essa operação é validada por meio de um algoritmo próprio da plataforma”, pontua.

Genival acrescenta que a Inspecto Agri tem vários diferenciais, entre eles modelo de negócio baseado em Economia Compartilhada e o fato de a plataforma seguir a premissa de custo marginal zero, que está fazendo muito sucesso no mercado.

Crescimento

A Inspecto Agri registrou um crescimento de 140% no último trimestre, impulsionada pela ferramenta de monitoramento e pela constante inovação da startup, mas também pelos outros serviços que a empresa oferece, tais como visitas técnicas em áreas financiadas para checagem; análise sócio ambiental + compliance jurídico, avaliação de Imóvel Rural para formalização de garantias, hipotecas ou alienação fiduciária; e também classificação de grãos na origem (fazendas) e destinos (portos/navios).

Outros fatores que justificam a alta demanda são o valor da saca de soja e a volatilidade do dólar frente ao real. “Trata-se de um aumento significativo. Com isso, o índice de risco de inadimplência e pedidos de washout aumentam”, finaliza Genival.

Na última safra, a Inspecto Agri gerenciou cerca de R$ 3,2 bilhões em penhor agrícola, acompanhou mais de 5.000 fazendas, fez cerca de 40 mil testes e emitiu aproximadamente 20 mil certificações.  Para saber mais sobre a Inspecto Agri, acesse.

Fonte: Ação Estratégica Comunicação

◄ Leia outras notícias