Suíno

Novos surtos de doenças em suínos na China geram dúvidas sobre a recuperação

O ministério da fazenda da China está promovendo uma recuperação completa no número de suínos da devastação causada pela peste suína africana (PSA) em meados do ano. Novos surtos do vírus e outras doenças letais dos suínos podem representar riscos para essa perspectiva


Publicado em: 24/02/2021 às 11:20hs

Novos surtos de doenças em suínos na China geram dúvidas sobre a recuperação

O ressurgimento de casos de peste suína nas províncias mais frias do norte levou os agricultores a abater mais de suas matrizes reprodutoras antes do Ano Novo Lunar, disse Lin Guofa, analista sênior da consultoria Bric Agriculture Group. A carne de porco é a carne favorita da China e o consumo costuma disparar durante o período de férias.

Outros vírus, como a febre aftosa e a diarreia epidêmica suína, também afetaram os surtos exacerbados por um inverno mais rigoroso do que o normal, disse Lin. “A recuperação de rebanhos de suínos em algumas regiões pode ser atrasada, especialmente em Shandong e partes de Henan e Hebei”, disse ele.

Isso significa que até 15% do rebanho nacional de suínos pode ter sido perdido devido a doenças durante o inverno, e sua total reabilitação para os níveis de pré-peste suína é mais provável no segundo semestre de 2022. disse Wang Zhong, consultor-chefe na Systematic, Strategic & Soft Consulting Co. Os surtos incluíram novas variantes da peste suína que se mostraram menos fáceis de detectar e mais difíceis de controlar, disse ele.

Estabilizar a população de suínos e reduzir a volatilidade do mercado tem sido uma alta prioridade para os formuladores de políticas desde que a peste suína atingiu o rebanho de suínos da China, o maior do mundo, em 2018. Não há vacina oficialmente sancionada e a epidemia fez com que o número de porcos caísse quase pela metade, estimulando uma alta nas importações e preços de carne suína.

Os mercados agrícolas globais ficaram ainda mais turbulentos nos últimos meses com a iniciativa do governo de apresentar uma rápida recuperação nos números, o que levou a uma enorme escassez de grãos para ração e esvaziou silos em lugares tão distantes como a América do Norte.

A população de suínos da China havia retornado a 90% de seus níveis normais no final de novembro, de acordo com o Ministério da Agricultura. O ministério não respondeu a um fax pedindo comentários sobre suas últimas previsões.

Esforços para acelerar a liberação de carnes importadas mantidas em portos e frigoríficos, estimados em cerca de 1 milhão de toneladas, devem ajudar a conter os preços da carne suína, disse Lin do Bric. Os contratos futuros de suínos vivos na Dalian Commodity Exchange, por sua vez, atingiram seu maior fechamento na segunda-feira desde que o contrato estreou no mês passado.

Fonte: Bloomberg

◄ Leia outras notícias