Suíno

Disponibilidade de carne suína no mercado interno cai em outubro e atinge o segundo menor volume do ano, aponta Cepea

Alta nas exportações e queda no abate explicam a menor oferta do produto no país; volume destinado ao mercado doméstico recuou para 191,5 mil toneladas


Publicado em: 06/11/2025 às 12:40hs

Disponibilidade de carne suína no mercado interno cai em outubro e atinge o segundo menor volume do ano, aponta Cepea
Oferta de carne suína no Brasil tem forte retração em outubro

A disponibilidade interna de carne suína registrou em outubro o segundo menor volume de 2025, ficando atrás apenas de junho, segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP). O resultado reflete o avanço das exportações brasileiras e a redução no ritmo de abate de animais no período.

De acordo com o Cepea, o mercado doméstico recebeu 191,5 mil toneladas de carne suína no último mês, contra 194 mil toneladas em setembro. Em junho, a mínima do ano, o volume foi de 185 mil toneladas, enquanto o pico ocorreu em julho, com quase 240 mil toneladas disponíveis no país.

Exportações de carne suína batem recorde histórico para o mês

O desempenho das exportações brasileiras de carne suína foi um dos principais fatores para a queda na oferta interna. A média diária de embarques atingiu 15,1 mil toneladas em outubro, o maior volume para o mês em toda a série histórica da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Com esse ritmo, o escoamento total deve alcançar 136,1 mil toneladas de carne suína in natura exportadas. O balanço final das exportações de outubro será divulgado nos próximos dias pela Secex, mas os dados preliminares já indicam um desempenho expressivo do setor.

Abates recuam e reforçam queda na oferta doméstica

Além das exportações aquecidas, a redução no número de abates também contribuiu para a menor disponibilidade interna de carne suína. Estimativas do Cepea, com base em dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), indicam uma queda de cerca de 9% nos abates em outubro.

Esse cenário reforça a tendência de ajuste na oferta interna, que tem sido impactada tanto pela maior demanda externa quanto pela moderação na produção.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --