Publicado em: 20/08/2024 às 14:30hs
A preparação e treinamento constantes são essenciais para a performance de cavalos de competição, mas também os expõem a lesões que podem resultar em respostas inflamatórias. Para garantir que o bem-estar animal não seja comprometido e evitar impactos negativos no desempenho esportivo, é fundamental tratar essas condições com cuidado. “Para que um cavalo esteja pronto para competir, ele deve ser treinado diariamente. Lesões e inflamações são comuns e precisam ser tratadas com precisão para não afetar a saúde e o desempenho do animal. O bem-estar dos cavalos deve ser prioritário em todas as situações”, afirma Kauê Ribeiro, Coordenador de Comunicação Técnica da Vetnil.
Pesquisas mostram que a prevalência de doenças ortopédicas, como lesões articulares, é significativa entre cavalos atletas, com cerca de 60% apresentando claudicações e 80% dos cavalos com mais de 15 anos sofrendo de osteoartrite (MAHMOUD et al., 2021). O tratamento tardio pode ser financeiramente oneroso, mas iniciar o tratamento precocemente pode acelerar a recuperação do animal.
Para tratar a dor e a inflamação em equinos, é recomendada uma terapia multimodal utilizando medicamentos seguros e eficazes. A Vetnil oferece o firocoxibe em gel, para administração oral, e recentemente lançou o Firocoxib Vetnil® Injetável, que pode ser usado intravenosamente. O firocoxibe é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) seletivo para a cicloxigenase 2 (COX-2), indicado para o manejo da dor e inflamação em diversas condições musculoesqueléticas ou viscerais, tanto agudas quanto crônicas, independentemente da idade ou categoria do animal.
O firocoxibe é a primeira molécula da classe dos coxibes aprovada para uso em equinos e se destaca por sua eficácia no controle da dor articular e visceral, com uma alta seletividade para a COX-2, 643 vezes maior do que para a COX-1 em equinos (FADEL e GIORGI, 2023). Essa seletividade reduz os efeitos adversos geralmente observados com AINEs tradicionais.
Além de tratar inflamações decorrentes de lesões, o Firocoxib Vetnil® Injetável é recomendado para o pós-operatório de procedimentos como orquiectomias e laparotomias, e para a recuperação de injúrias isquêmicas associadas a quadros de abdômen agudo. O medicamento é mais seguro que os AINEs tradicionais, pois poupa a COX-1, ajudando na reparação da barreira intestinal, diminuindo sinais de endotoxemia e melhorando os resultados clínicos em casos de cólica (ZIEGLER e BLIKSLAGER, 2020).
O firocoxibe também é seguro para éguas prenhes, não afetando a mobilidade embrionária durante a fase de reconhecimento materno-fetal (OKADA et al., 2019). Em potros neonatos, o firocoxibe mostrou um perfil farmacocinético favorável, sendo uma opção viável para o tratamento de condições inflamatórias (WILSON et al., 2017).
“A Vetnil se dedica a oferecer os melhores produtos para a saúde equina. Em nosso 30º ano, celebramos nossa liderança nacional em saúde equina com a introdução de uma nova e eficaz solução para o controle da dor e inflamação”, conclui Kauê Ribeiro.
O Firocoxib Vetnil® Injetável deve ser administrado na dose de 0,09 mg/kg, equivalente a aproximadamente 0,5 mL para cada 111 kg de peso do animal, uma vez ao dia, por via intravenosa, durante 5 a 14 dias. Cada frasco contém 20 mL do produto.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias